Várzea Paulista contra Covid-19: entenda

Coronavirus

O Comitê de Acompanhamento ao Coronavírus de Várzea Paulista regularmente informa novas medidas para o combate do COVID-19 no município. Abaixo seguem reunidas as principais dúvidas e ações tomadas para enfrentamento da pandemia na cidade. Confira:

1 – Como ficam as consultas e exames?

Consultas a gestantes, crianças com menos de 1 ano e situações de emergência continuam em atendimento normalizado. Entretanto, as demais consultas eletivas (aquelas marcadas antecipadamente com o médico de preferência) e os exames foram cancelados em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e no Poupatempo da Saúde. Em breve as consultas serão reagendadas.

Vale lembrar que casos de urgência e emergência são encaminhados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

2 – Quem tem sintomas suspeitos de Covid-19, o que deve fazer?

Primeiro, deve procurar o Corona-fone, central telefônica que tira todas as dúvidas sobre sintomas e orienta os munícipes. Essa central funciona das 07 às 19 horas, todos os dias da semana.  Os números do Corona-fone são: (11) 4606-8134 e 4606-8135. Saiba mais clicando aqui.

A Unidade de Combate ao Coronavírus (UCC), implantada no prédio do Poupatempo da Saúde (Av. Eduardo de Castro, nº 65, Centro), possui estrutura necessária para atender e diagnosticar exclusivamente pacientes com sintomas característicos do Covid-19. O atendimento funciona das 07 às 19 horas, todos os dias da semana. Confira mais informações clicando aqui.

É válido ressaltar que as pessoas com sintomas suspeitos do coronavírus não devem procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), nem a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e o Hospital Hospital Dr. Alcípio Oliveira Júnior.

3 – Onde é feito o atendimento da farmácia?

O atendimento da farmácia do Poupatempo da Saúde está sendo feito no CAPS Infantil (Praça Castro Alves, s/n, Vila São José). Para mais informações, ligue: 4596-5130.

4 – O que pode abrir no comércio da cidade?

Conforme anúncio  feito pelo Governador do estado de São Paulo João Dória no dia 24 de julho, Várzea Paulista segue para a fase dois (laranja) do Plano São Paulo de retomada, autorizando outras atividades econômicas a reabrirem. Desta forma, a cidade passa a permitir abertura com restrições dos seguintes setores, além dos comércios essenciais: atividade imobiliárias, concessionárias, escritórios, comércio e shopping center. O ramo de construção civil e a indústria não essencial já estavam liberados a funcionar. Entenda as regras de reabertura aqui.

5 – As escolas estão fechadas?

Sim. As aulas da Rede Municipal de Ensino foram suspensas. Entretanto, há atividades online para serem realizadas à distância. Clique aqui para realizar o cadastro.

Em caso de dúvidas, é preciso entrar em contato diretamente com a secretaria da escola ou com a Unidade Gestora de Educação pelos telefones 4596-9014 ou 4596-9016.

6 – E as aulas do Telecentro, do Musicarte e das escolinhas esportivas?

Estão suspensas as aulas dos Telecentros (da Praça CEU, Parque Chico Mendes e Espaço Cidadania), as aulas da Escola de Música e Arte (Musicarte) e as aulas de atividades físicas e escolinhas esportivas.

7 – Mas então o que está fechado na cidade?

Os equipamentos de Cultura e os equipamentos do Esporte permanecem fechados, entre eles: biblioteca, Clube da Melhor Idade, Escola de Música e Arte (Musicarte), auditório da Praça CEU, campos de futebol (no Jardim Cruz Alta, Jardim Diana, Jardim Paulista, Jardim Promeca e Vila Marajó), quadras (no Parque Chico Mendes, Parque das Orquídeas e Praça CEU) e ginásios (Ginásios de Esporte Ayrton Senna e Vila Popular). Além disso, todos os ambientes fechados de parques e praças estão trancados.

8 – E os atendimentos no Facilita?

Serviços como Procon, Fiscalização, PAT, Tributação e Ouvidoria podem ser feitos de maneira virtual, para que o munícipe não precise se deslocar. Entenda como realiza-los neste link. É válido ressaltar também que os atendimentos presenciais do Facilita devem ser agendados. Você pode fazer isso clicando aqui. Há também serviços online disponíveis no aplicativo Cidadão Online, saiba aqui como se cadastrar. Em caso de dúvidas, ligue para o Facilita: (11) 4606-8666

9 – Como fica o CRAS?

Os atendimentos do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) estão sendo feitos somente por agendamento. Desta forma, entre em contato com a unidade mais próxima pelos seguintes telefones – CRAS Norte (Vila Real): 4596-4738; CRAS Oeste (Avenida Bertioga): 4595-1027; CRAS Central (Jardim do Lar): 4595-0770. Para realizar agendamento de atendimento para Cadastro Único, também é preciso entrar em contato pelo número (11) 4596-9600.

10 – O Ecoponto e a coleta seletiva estão funcionando?

Sim, ambos serviços estão em andamento. O Ecoponto fica na Rua Atroaris, s/n, Jardim Continente, e funciona de segunda a sexta-feira das 7 às 16h (sem intervalos) e sábado das 8 às 13h. No domingo não há expediente. Sobre a coleta seletiva, verifique os bairros atendidos clicando aqui.

11 – E o atendimento na Junta Militar?

Os atendimentos no posto da Junta Militar estão sendo feitos por agendamento. Entre em contato pelo telefone: 4606-1381.

12 – E os eventos da cidade?

Todos os eventos públicos foram suspensos. Os alvarás para eventos já emitidos serão cancelados e a emissão de novos alvarás está suspensa. Além disso, fica proibida a realização de qualquer evento em parques e praças.

13 – Como ficam os Conselhos Municipais?

Os Conselhos Municipais estão atuando por videoconferência.

14 – A prova do concurso público ainda está marcada?

Não, a prova do concurso público agendada para o dia 29 de março de 2020 foi suspensa.