Saiba como acessar os serviços prestados no Facilita de maneira virtual

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Procon, Fiscalização, PAT, Tributação e Ouvidoria podem ser acessados online

Com a pandemia do coronavírus, o distanciamento social é uma das mais importantes maneiras de evitar a disseminação de doenças. Pensando nisso, veja como acessar os serviços prestados no Facilita de maneira virtual, como do Procon, Fiscalização, PAT, Tributação e Ouvidoria.

Acompanhe o passo a passo:

PROCON

O registro de consultas ou reclamações a distância é feito por meio eletrônico. As consultas são respondidas em até cinco dias úteis e as reclamações registradas em até 15 dias, contados da data do recebimento da reclamação. O Canal Eletrônico está disponível para envio de consultas ou reclamações de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8 às 18 horas, através dos sites: https://consumidor.procon.sp.gov.br/ e consumidor.gov.br

Como registrar uma reclamação:

Passo 1: acesse o site consumidor.gov.br;

Passo 2: selecione a opção cadastrar;

Passo 3: após realizado cadastro, procure o nome da empresa que você quer reclamar;

Passo 4: selecione a opção “Registrar Reclamação”;

Passo 5: Em seguida relate o ocorrido, podendo anexar arquivos;

Passo 6: Pronto! Após selecionar envie a reclamação e aguarde o contato da empresa, fazendo sempre acompanhamento pelo site.

Para orientações você também poderá ligar no Atendimento Telefônico, nos números 4595-0557, 4606-8689, 4606-8688 e 4606-8690.

FISCALIZAÇÃO

Passo 1: Entre no portal municipal, através do link https://portal.varzeapaulista.sp.gov.br/desenvolvimento-economico

Passo 2: Acesse os seguintes serviços:

  • Abertura, encerramento, alterações de empresas, MEIs, autônomos e cadastros eventuais;
  • Emissão de segunda via de taxa de licença de funcionamento (quando lançada);
  • Emissão de certidão de débitos/atividade;
  • Emissão de comprovante de situação cadastral;
  • Acompanhamento de processos.

PAT

Solicitação do Seguro Desemprego (site)

Passo 1 : Acesse o portal Emprega Brasil (https://empregabrasil.mte.gov.br);

Passo 2: Clique em cadastrar no menu a esquerda do site;

Passo 3: Preencha o formulário com seus dados;

Passo 4: Assim que o acesso for liberado, vá até a opção do seguro-desemprego;

Passo 5: Preencha o formulário de oito etapas com questões sobre atividades laborais, formação acadêmica e experiência profissional.

Solicitação do Seguro Desemprego (Aplicativo Carteira de Trabalho Digital)

Passo 1: Baixe o aplicativo “Carteira de Trabalho Digital”;

Passo 2: Faça o cadastro no portal gov.br e adquira “login” e senha;

Passo 3: Na tela seguinte, você poderá visualizar as últimas anotações da sua carteira de trabalho. Dúvidas pelo telefone: (11) 4595-5711.

TRIBUTAÇÃO

IPTU

Passo 1: Acesse o portal: www.varzeapaulista.sp.gov.br;

Passo 2: Na tela inicial, acesse o ícone IPTU 2020;

Passo 3: Preencha as informações solicitadas;

Certidão Negativa

Passo 1: Entre no portal municipal, através do link https://www2.varzeapaulista.sp.gov.br/portalcidadao;

Passo 2: Clique em Certidão de Débito;

Passo 3: Preencha os dados solicitados.

Portal do cidadão

Passo 1: Acesse o portal: https://www2.varzeapaulista.sp.gov.br/portalcidadao;

Passo 2: Acesso um dos diversos serviços oferecidos, como:

  • Abertura de Processos (Cadastro, Licença, Alvará, Cancelamento, Alteração);
  • Abertura de Processo de Ouvidoria;
  • Geração de Guia I.T.B.I.;
  • Monitor Acadêmico;
  • Consulta de Contratos;
  • Convênios;
  • Balancete de Despesas completo;
  • Balanço Financeiro;
  • Processos Licitatórios.

OUVIDORIA

Sem serviço presencial, apenas via telefone: (11) 4595-0037 ou Whatsapp: (11) 94365-2884.