Ecoponto de Várzea Paulista inaugura sua primeira peneira separadora

Destaques Meio Ambiente - Destaques Notícias

A máquina, comprada com recursos do tesouro municipal, pode separar até 20 toneladas de material por hora

Nesta segunda-feira (22), a Prefeitura de Várzea Paulista inaugurou sua primeira peneira separadora no Ecoponto, já em utilização. A compra da máquina é fruto de um investimento municipal e pode separar até 20 toneladas de materiais por hora. “O intuito disso é que o Ecoponto, que recebe diariamente descarte, tenha como separar materiais de tamanhos diferentes para que possam ser usados em obras públicas, visando à parte ambiental com a reutilização para a utilização adequada dele, e a economia já que serão reutilizados diversos materiais”, explicou o gestor municipal de Meio Ambiente, Peterson Afonso.

A peneira separadora de grande porte basicamente funciona mediante o movimento rotativo, pelo qual o entulho é colocado na máquina e se desloca entre as peneiras, que servem para separá-los por tamanho: grande, médio ou pequeno. Após a separação cada material é encaminhado para uma das três esteiras correspondentes. Assim, separam-se os três tamanhos de entulho, para que seja feita a reutilização ou o descarte correto de cada material.

Segundo o prefeito professor Rodolfo Braga, a peneira separadora é um sonho antigo da Unidade Gestora de Meio Ambiente, além de algo inédito. “O objetivo é trazer um olhar de sustentabilidade e reaproveitamento, para que o material tenha um destino correto, levando nossa cidade cada dia mais para um caminho sustentável. A reutilização será feita por toda cidade pela Prefeitura. Caso precisem, os munícipes poderão vir até o Ecoponto retirar o material”, finalizou a autoridade.


Máquina e Ecoponto elogiados

O vereador Giba Moraes, presidente da Comissão Permanente de Meio Ambiente na Câmera Municipal de Várzea Paulista, relatou que esse tipo de ação é de extrema importância e a máquina possibilita agora fazer o reaproveitamento já realizado com a madeira. “Se não houver a rotatividade do material descartado, o Ecoponto acaba ficando super lotado, e hoje a madeira arrecadada é diretamente encaminhada para reutilização, assim como o vidro e o gesso, evitando essa lotação”, comentou.

Os munícipes Marco Antônio Corneta e Delma Maria Silva de Souza, que estavam no Ecoponto descartando materiais durante a inauguração, falaram sobre a importância do local. “Para nós o que tiver de entulho em casa a gente traz pra cá, esse local é importante, pois assim não temos que alugar uma caçamba e economizamos”, afirmaram.

Descarte corretamente

O Ecoponto está na Rua Atroaris, 348 – Jardim Continente (junto à Usina de Asfalto da Prefeitura) e funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 12 horas e das 13 às 16 horas, e aos sábados, das 8 às 13 horas. Não há expediente aos domingos.

Confira como funciona o serviço, o que pode ser descartado e outros detalhes: https://tinyurl.com/yc7r77tb.