Coleta seletiva ganha força em Várzea Paulista

Meio Ambiente - Destaques
ONG Eco e Vida já atua, sob contrato assinado com a Prefeitura de Várzea Paulista, e vai ampliar os serviços no município

 
O trabalho de coleta seletiva em Várzea Paulista está sendo reforçado. Com a celebração de convênio entre a Prefeitura de Várzea Paulista e a ONG Eco e Vida, que já realiza esse trabalho, voluntariamente, em alguns bairros da cidade há mais de três anos, está sendo feita a preparação, por parte da entidade, para ampliar a abrangência do serviço e passar a contemplar, gradativamente, todo o município.
 
Segundo o presidente da organização, João Carlos Gonçalves, o Cal, estão sendo feitos estudos logísticos, além de adaptações como aumento de funcionários e até mesmo do barracão que recebe os resíduos recicláveis. “Vamos manter o que já fazemos e estamos nos organizando para aumentar a quantidade de bairros, de forma que, com o tempo, ao menos uma vez por mês, todos eles sejam atendidos”.
 
Até o segundo semestre, os 12 bairros já atendidos continuarão a ser contemplados e receberão um trabalho de conscientização para que os moradores saibam como descartar os recicláveis. A partir desse período, começa a ampliação e, em seis meses, cada um dos pontos da cidade já deverá receber a coleta seletiva ao menos uma vez por mês, com a reorganização do trabalho. 
 
Segundo Cal, hoje se recolhem entre 15 e 20 toneladas de lixo reciclável, por mês. Com a ampliação, ao final dos seis meses de adaptação, devem ser recolhidas aproximadamente 60 toneladas.
 
Programação atual
 
Segundas-feiras
 
Bairros: Vila Popular, Jardim Bertioga e Jardim Aymoré. 
 
Horário: 9 às 15 horas;
 
Quartas–feiras
 
Jardim Maria de Fátima (parte alta), Vila Santa Terezinha, Jardim Primavera – 9 às 15 horas.
 
Quintas–feiras
 
Bairros da região do Jardim Promeca e do Jardim Felicidade – 9 às 17 horas.
 
Orientações importantes
 
Serão recolhidos materiais recicláveis diversos, como latas de extrato de tomate, caixas de leite, garrafas e vidros em geral. Não serão apanhados, contudo, resíduos que já são colhidos pelos caminhões “cata-treco”, caso, por exemplo, de sofás e madeiras.
 
Os resíduos devem ser colocados à frente das casas. O caminhão tem a identificação da coleta seletiva, com um logo da ONG Eco e Vida e uma música que também ajuda a população a perceber a chegada do veículo que recolhe os recicláveis. 
 
Valorização
 
Nos próximos meses, será feito, de acordo com o gestor, um extenso trabalho de educação ambiental com os moradores de todos os bairros. “Vamos precisar falar com as pessoas, entrar nas residências e conscientizar. Em cada bairro, será necessário cadastrar as munícipes”.
 
Por fim, dentro dos seis meses de reorganização do trabalho da ONG, as famílias que realizarem bem o trabalho, separando corretamente o lixo reciclável do lixo comum serão premiadas, inclusive com um documento específico para reconhecer sua correta participação no processo. “Será feito até mesmo um reconhecimento externo às famílias 100% recicláveis, como um incentivo para que os vizinhos também trabalhem nessa causa”, explica.    
 
 
Trabalho estratégico
 
Implantar a coleta seletiva no município é um dos objetivos do Plano Municipal de Coleta Seletiva, que está em fase final de aprovação e é fruto de convênio da Prefeitura com o Ministério do Meio Ambiente. Os outros intuitos são: direcionar as políticas públicas; conscientizar a população sobre a importância da reciclagem e minimizar a disposição em aterros sanitários dos resíduos que possam ser reciclados e/ou reutilizados.
 
A empresa FRAL, licitada para a produção dos relatórios, já entregou à Prefeitura quatro produtos (relatórios integrantes do plano). O resultado do trabalho foi convalidado junto ao Comitê de Coordenação e mediante uma audiência pública, com a presença da sociedade civil, em 17 de março.