O projeto “Viva Real” promove a entrega da numeração predial para moradores da Rua Ilha Bela

Destaques Notícias Urbanismo e Habitação - Destaques

Ações do programa buscam promover a melhoria da qualidade de vida e ambiental dos cidadãos da Vila Real

O programa “Viva Real”, que tem como finalidade a melhoria da qualidade de vida e ambiental dos moradores da Rua Ilha Bela, na Vila Real, promoveu nesta quinta-feira (30), no Centro Comunitário, a entrega da numeração predial das residências dos munícipes que solicitaram a ligação de água e esgoto, e concluíram o curso de capacitação. A iniciativa é promovida pela Prefeitura de Várzea Paulista, por intermédio da Unidade Gestora Municipal de Obras e Urbanismo em parceria com a Sabesp.

De acordo com o prefeito professor Rodolfo Braga, o projeto é muito importante. “Hoje estamos fazendo a entrega dos certificados de capacitação para quem fez o curso da Sabesp e também estamos entregando a numeração predial”, comentou. “Essas ações são importantes, pois essa população merece ter saneamento básico e água potável, através disso, conseguiremos dar qualidade de vida para essas pessoas”, finalizou o prefeito.

O gestor municipal de Obras e Urbanismo, Frederick Merten, comenta que a finalidade da iniciativa é promover a melhoria da qualidade de vida e ambiental dos cidadãos. “Vamos melhorar a qualidade regularizando as ligações de água e esgoto das moradias lindeiras ao córrego Ilha Bela, garantindo o serviço básico de acesso à água potável e encanada. Além de evitar o lançamento de esgoto no córrego”, falou.

Viva Real trazendo qualidade de vida

Para a moradora, Janaína Galdino, esse programa muda a vida dos moradores. “A gente tinha dificuldade para pedir coisas para entregar, porque nossa casa não tinha numeração. Agora com a regularização, nossa vida vai melhorar muito. Arrumar o esgoto é um sonho, pois aqui fica um cheiro muito ruim, dá uma decepção de olhar, porque antes as pessoas tomavam banho no rio, por isso eu digo que a regularização e a numeração vai melhorar nossa vida”, relatou.

Segundo Emanoela Mantelato, a melhoria foi uma grata surpresa. “Eu tenho 28 anos e desde que eu me lembro nós moradores temos dificuldade, foram muitas promessas, agora isso é real, os planos estão avançando”, disse.

A moradora Suely Rodrigues, comenta que a situação dos moradores era complicada. “Nós tínhamos a sensação que a Ilhabela era esquecida, mas agora a gente vê que estão se preocupando, pensando na gente e em como melhorar a nossa vida”, comentou.

Próximo passo

O próximo passo para os moradores que já fizeram o curso e já receberam a documentação é receber a vistoria da Sabesp. Nesta ação eles verificarão onde é o lugar adequado para colocar a caixa de esgoto e o hidrômetro.