Novo trecho do Córrego Rua Ilha Bela começa a receber canalização

Destaques Notícias Urbanismo e Habitação - Destaques

Obra é continuidade da reurbanização da Vila Real, que se iniciou em 2017 e permitiu conquistas como pavimentações, trabalhos de drenagem e Centro Comunitário

Uma nova parte do Córrego Ilha Bela começou a ser canalizada, nos últimos dias. O trabalho na via da Vila Real será importante para reduzir o risco de alagamentos, uma vez que o escoamento das águas das chuvas melhorará sensivelmente. É uma nova etapa dos trabalhos de reurbanização do bairro, iniciados em 2017, na parceria da Prefeitura de Várzea Paulista com o Governo Federal (Programa de Aceleração do Crescimento), e que já incluíram avanços como a pavimentação de 36 vias, canalização parcial do córrego e a construção de um Centro Comunitário.

O trecho atual do córrego foi escolhido por não ter residências irregulares em suas margens, o que impossibilitaria a canalização. Ao todo, serão 254 metros lineares canalizados na atual etapa. A Unidade Gestora Municipal de Infraestrutura Urbana gerencia os serviços.

Segundo o gestor municipal da pasta, Renato Germano, após o término da canalização e a autorização da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) será possível realizar a futura pavimentação da Rua Ilha Bela, algo também previsto no pacote de melhorias iniciado em 2017.

Em paralelo, a Unidade Gestora Municipal de Obras e a Sabesp trabalham para viabilizar as instalações de água e esgoto para o local, o que vai evitar inclusive o lançamento de esgoto no córrego. A Prefeitura também tem entregue, por meio do programa Viva Real, os números prediais para quem solicitou essas regularizações de ligações de água e esgoto.