Ajude a manter viva a memória de Várzea Paulista

Destaques Cultura e Turismo - Destaques Notícias

A Casa da Memória está se estruturando para se tornar um espaço de muito resgate e preservação históricos, e a participação da população é essencial

A Casa da Memória de Várzea Paulista, órgão da Prefeitura focado no resgate e na preservação da rica história varzina, vive mais uma importante etapa de sua implantação. Nesta fase, a participação da população será fundamental, com o envio de acervos referentes a vários momentos da cidade ao longo dos anos, mesmo antes de sua emancipação, em 1965.

Se você, morador atual do município ou não, possui fotos, exemplares de jornais ou revistas, vídeo ou outros materiais demonstrativos de algum momento da vida da cidade, mesmo daqueles relativos a situações simples cotidianas, entre em contato com a Casa da Memória. Quem tiver interesse em doar algum móvel ou outro artigo físico deve enviar foto ao órgão, para que o caso seja analisado.

O órgão está tomando todo o cuidado para que os arquivos recebidos sejam devidamente armazenados, copiados (fotografados ou escaneados), pesquisados e posteriormente devolvidos a quem tiver o interesse de seguir com eles em seu acervo pessoal. Em alguns casos muito específicos de itens com caráter histórico relevante, se a Coordenação de Patrimônio da Casa entender ser viável e necessário, serão aceitas doações definitivas. Tudo será feito de forma documentada e com a devida ciência e anuência de quem fornecer o material à Prefeitura.

Os canais de contato são o telefone 4595-2649 e o e-mail casa.memoria@varzeapaulista.sp.gov.br. O atendimento telefônico é de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

Criada no segundo semestre de 2022, a Casa da Memória conta com o empenho da Unidade Gestora Executiva Municipal de Cultura e de outros importantes profissionais para se tornar um verdadeiro depositário da memória de Várzea Paulista, espaço no qual a história da cidade possa ser claramente acessada e compartilhada por quem a construiu e constrói no dia a dia: todos que aqui vivem, trabalham ou por aqui passam, ou já o fizeram em qualquer momento ou estágio anterior do desenvolvimento do município. Não deixe de contribuir.