Breno Soares é bicampeão sul-americano de kickboxing e traz mais um ouro para Várzea Paulista

Esporte e Lazer - Destaques

Atual campeão brasileiro do K1, na categoria 55 kg, o atleta varzino de 16 anos nocauteou Bruce Dias da Silva após dois rounds e agora se prepara para o Mundial, na Argentina

Sábado (22), o atleta de kickboxing Breno de Oliveira Soares, 16 anos, venceu o Sul-Americano de K1, uma das modalidades do esporte, na categoria 55 kg, no Clube Recreativo Ceret, em São Paulo. A disputa do atual campeão brasileiro contra Bruce Dias da Silva foi vencida após dois rounds e um nocaute. É mais uma medalha trazida para a cidade pelo jovem varzino multicampeão, agora duas vezes vencedor da competição e classificado para o Mundial, em novembro, na Argentina. A Unidade Gestora de Esporte de Várzea Paulista apoiou o atleta com o transporte.

A luta foi desafiadora para o jovem campeão. “Eu achei o combate interessante porque o adversário era muito técnico. Foi uma luta muito boa, eu gostei bastante. No primeiro round, meio que estudei o adversário; ele tinha mais alcance e eu estava vendo o que podia fazer. No segundo round, eu já sabia os golpes que ele usava mais. Após um chute dele, consegui desferir um cruzado e acabei o levando a nocaute. Foi aberta a contagem para ele, que não quis continuar a luta”, relata Soares.

Torrão, ex-atleta muitíssimo vencedor, pai e treinador do agora bicampeão sul-americano, explica que os treinos estratégicos e conselhos durante a luta foram muito importantes. “Ele (oponente) era difícil. Sabia caminhar no ringue. Era grande, um menino novo e alto, cerca de 20 centímetros acima do Breno. Tivemos que explorar a curta distância para evitar a joelhada e chute do adversário. A gente vê como cada lutador luta e tem uma estratégia para cada adversário. E, na luta, vou falando e ele vai ouvindo para melhorar o desempenho de acordo com a atuação do oponente”, explica.

Como venceu o Sul-Americano de 2021, em Vitória, no Espírito Santo, Breno já tinha vaga ao Mundial garantida, mas, em acordo com o treinador, optou por participar novamente de edição continental deste ano, para manter o ritmo de competição antes do certame global. Na avaliação dos dois, a luta difícil atingiu o objetivo de ser um bom teste ao jovem campeão.

Torrão faz questão de agradecer, além da Prefeitura, os vários comerciantes de Várzea Paulista e Jundiaí que têm patrocinado o garoto. Breno e Torrão embarcam, no dia 10 de novembro, para a Argentina, onde o jovem disputará o Mundial; a Prefeitura está apoiando o atleta com transporte e alojamento.

Mais sobre os treinos e como treinar kickboxing em Várzea Paulista

O garoto, que faz parte da Seleção Brasileira de Kickboxing e está em primeiro lugar no ranking da Confederação Brasileira de Kickboxing, no K1 (categoria 55 kg), já está treinando todos os dias, com a ajuda de vários especialistas para os próximos passos da carreira.

A ideia é, com muito treino e dedicação, alçar voos mais altos. “A gente pensa nele lá no UFC, com o trabalho dos três treinadores do projeto Escola de Lutas Torrão Combate — eu, o seu Luís e o Rafinha Lokal. Humildemente, estamos treinando o Breno para que se torne o melhor lutador do mundo. Por isso, treinamos muito de forma coerente com o que falamos”, afirma Torrão.

Torrão e Breno participaram, recentemente, do VárzeaCast, o podcast oficial da Prefeitura. Os dois falaram bastante da rotina de treinos e de como participar do projeto de kickboxing conduzido pelo ex-atleta em Várzea Paulista. Confira: https://tinyurl.com/5f98ejkf.