Unidade Gestora de Meio Ambiente traz alerta sobre plantio irregular de árvores

Destaques Meio Ambiente - Destaques Notícias

Antes de realizar qualquer intervenção em áreas públicas, entre em contato com a Prefeitura

A Unidade Gestora Municipal de Meio Ambiente traz um alerta para a população sobre o plantio irregular de árvores em áreas públicas, para que a população possa usufruir melhor os espaços de lazer, como os parques.

A Unidade Gestora de Meio Ambiente, através da lei municipal 312/2021, proíbe o plantio de diversas espécies de árvores em áreas públicas. A Unidade possui um projeto de arborização urbana, no qual as áreas em que são cultivadas espécies de árvores frutíferas, que não são adequadas ao espaço, são removidas, já que as mesmas podem causar interferências indesejáveis no local. Por exemplo, motoqueiros podem acidentar-se por conta dos frutos caídos no viário, ou até mesmo, pessoas podem ter problemas com redes elétricas ao subir em árvores para apanhar frutos.

No projeto, a Unidade seleciona quais espécies se adaptam melhor ao ambiente, estudando as variáveis e as interferências, como por exemplo redes elétricas, redes de água, leitos de córregos canalizados, viários, galerias de captação de águas pluviais e, com isso, realizando um plano de arborização adequado para o local.

Para quem deseja realizar a plantação de qualquer espécie nesses espaços, a Unidade pede para que entre em contato, para que seja autorizada a ação. Entrar em contato pelo número (11) 4606-8666 ou (11) 4606-8673, ou pelo e-mail meio.ambiente@varzeapaulista.sp.gov.br.

Viveiro de Mudas

Além disso, a Prefeitura de Várzea Paulista conta com um Viveiro de Mudas, localizado no Parque Ecológico Chico Mendes, que produz suas próprias mudas e recebe espécies de compromissos ambientais. As mudas são utilizadas principalmente para reflorestamento, recuperação de áreas degradadas, cumprimento de TCRAS (Termo de Compromisso de Recuperação Ambiental) e arborização urbana, além da doação de mudas aos munícipes. Para mais informações acesse o link https://tinyurl.com/vt4dwp55.