Justiça Eleitoral assegura voto a pessoas com deficiência

Jurídico - Destaques

Eleitores com deficiências em geral ou dificuldade de locomoção devem procurar Cartório Eleitoral para solicitar transferência para seções especiais

 
Levantamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) revela que o país tem 378.806 eleitores com deficiência. Consideradas as tipologias, 13.983 pessoas se declaram deficientes auditivas, 52.266 deficientes visuais, 141.282 com problemas de locomoção, 23.444 com dificuldade para o exercício do voto e 183.674 com algum outro tipo de deficiência. Lembrando que um mesmo eleitor pode declarar ter mais de uma deficiência, simultaneamente. São Paulo é o Estado com maior número desses eleitores (117.471). 
 
Para aprimorar, cada vez mais, o acesso das pessoas com deficiência ou dificuldade de locomoção ao processo eleitoral e garantir a esses cidadãos o pleno exercício do voto, está sendo disponibilizada a transferência de zona eleitora para seções especiais. 
 
Em Várzea Paulista os eleitores cadastrados em seções comuns, com dificuldade de locomoção e outras deficiências não especificadas (que não as auditivas e visuais), podem se dirigir ao Cartório desta Zona Eleitoral para solicitar sua transferência para uma das seções especiais do município, até o dia 04 de maio de 2016. 
 
Aos eleitores portadores de deficiências em geral, quando já cadastrados em seções especiais, poderão comunicar ao Juiz Eleitoral, por escrito, até o dia 04 de junho de 2016, suas restrições e necessidades, a fim de que a Justiça Eleitoral, se possível, providencie os meios e recursos destinados a facilitar-lhes o exercício de voto. 
 
 Já aos eleitores portadores de deficiência visual, que as urnas eletrônicas, instaladas em seções especiais para eleitores portadores deste tipo de deficiência, conterão dispositivo que lhes permitira conferir o voto assinalado, sem prejuízo do sigilo do sufrágio.
 
 O Cartório Eleitoral de Várzea Paulista está localizado na rua Maria Aparecida, 84, Vila Santa Terezinha.