Resíduos sólidos de construção civil e entulho são reciclados em Várzea Paulista

Meio Ambiente - Destaques

Parceria com a Prefeitura possibilita que a atual administração encaminhe à usina o material recolhido pelos caminhões do programa Várzea Limpa

Em Várzea Paulista, os resíduos sólidos da construção civil podem ser reaproveitados por meio de processo de reciclagem realizado pela empresa RMP, que funciona em terreno cedido pela Prefeitura de Várzea Paulista, na Avenida Marginal do Rio Jundiaí. Uma parceria entre a empresa e o governo municipal possibilita que a atual administração encaminhe à usina o material recolhido pelos caminhões do programa Várzea Limpa. Desta forma, o governo municipal contribui com um processo ecológico de reutilização de materiais e pode aproveitar 5% da produção efetivada pela organização.

Na empresa, a produção pode chegar a 48 toneladas por hora e os materiais reciclados podem ser reutilizados em forma de areia, pedriscos, pedras, rachão ou em olarias e caldeira, em caso de madeira. De acordo com o proprietário da empresa, Dílson Gomes de Azevedo, é possível recuperar cerca 80% da quantidade de produtos que chegam em cada caçamba. “O restante geralmente é plástico ou produtos contaminados com substâncias que não podem ser recicladas”, conta. “Enviamos estes materiais para locais apropriados e outros produtos, como o ferro, por exemplo, é tratado como sucata e vendido”.

Dílson explica que por dia são produzidos em média 240 m3 de cavacos de madeira, que são utilizados em caldeiras e olarias. “Retiramos todas as partes de ferro que vem nas madeiras, principalmente pregos e fechaduras. É um processo limpo”, conta. O metro cúbico de cavaco de madeira tem valor de mercado estimado entre R$30 e R$34. “Restos de madeiras que estão contaminadas com cola, verniz ou outros produtos químicos são utilizados como adubo.”

Dos materiais recolhidos pelo programa Várzea Limpa e encaminhados à usina, a maior parte é constituída por madeira, principalmente podas de árvore.  “Estes materiais são expostos ao sol e depois de um período triturados para serem utilizados em forma de cavaco”, conta Dílson. Diariamente são descartados na empresa de 4 a 5 caminhões do programa Várzea Limpa, o que equivale há cerca de 20 toneladas de entulhos que deixam de ser descartados na natureza.

Processo de reciclagem

Todos os donos de obras devem contratar um caçambeiro para descartar resíduos sólidos de construção civil. Os caçambeiros, por sua vez, devem depositar estes entulhos em locais licenciados, no caso, uma usina de reciclagem. Nestas organizações, os produtos são pesados, separados e encaminhados para uma máquina que tritura e realiza a reciclagem dos resíduos.

O descarte em terrenos baldios é proibido e quem for pego cometendo a infração está sujeito a multa conforme legislação vigente. A Prefeitura de Várzea Paulista juntamente a Polícia Ambiental está intensificando o combate à prática ilícita.

Como funciona

Uma máquina de britagem é responsável pelo processo de reciclagem na empresa RMP. O resíduo bruto passa, em um primeiro momento, por uma peneira alimentadora que encaminha o material para o triturador. Nesta segunda etapa, o resíduo é triturado e separado por meio de peneiração. Após esta fase, esteiras encaminham o produto reciclado para um espaço de estocagem.