Eduardo e Lula prestam contas do mandato em todas as regiões da cidade

Governo e Administração - Destaques

Desde 2005, quando assumiu a Prefeitura de Várzea Paulista, o prefeito Eduardo Tadeu Pereira incorporou entre os principais valores de sua gestão a participação popular e a transparência. E, para colocá-los em prática, desenvolveu uma série de políticas públicas, entre elas o Orçamento Participativo, o incentivo à implantação de Conselhos, realização de Conferências, entre outras iniciativas. E, no último ano de seu mandato, que se encerra em dezembro de 2012, não será diferente. Eduardo realizará um ciclo de plenárias de prestação de contas, para dialogar com a população de todas as regiões da cidade, no mês de junho.

As plenárias terão início no dia 4 de junho, próxima segunda-feira, na Região I, que compreende os bairros situados na área do Jardim Promeca. Ao todo serão seis encontros, contemplando todas as regiões da cidade, seguindo o mapa territorial que define as reuniões do Orçamento Participativo. “No meu primeiro mandato, definimos que não seriam realizadas as Assembleias do OP em ano eleitoral, para que o processo de participação popular não sofra interferência. Nesse ano teremos o mesmo cuidado, mas não é por isso que deixarei de percorrer as regiões da cidade para dialogar com a população”, afirma Eduardo.

Para o prefeito, a prestação de contas do governo deve ser uma das principais diretrizes da administração pública. “Considero uma obrigação, um dever, prestar contas para a população das realizações do governo”, avalia.

Durante os encontros ele estará aberto para responder as dúvidas da população e expor as principais realizações de sua administração em seus dois mandatos. “Tivemos grandes avanços nesses sete anos e meio que já se passaram e Várzea Paulista se transformou como nunca”, diz, citando como exemplo as vagas nas creches. “Em 40 anos de emancipação, Várzea Paulista teve 261 vagas criadas em creches, número registrado até 2004. Em apenas sete anos do meu governo, criamos mais mil vagas e hoje, já temos 1230 crianças matriculadas”, expõe.

Da mesma forma ele avalia os avanços na área da Saúde. “Até 2005 havia 11 UBS na cidade. Nós construímos duas novas (Vila Real e Marajó), novos prédios para as unidades da Promeca e Vila Popular, conquistamos recursos para construção de mais três prédios (Cidade Nova II, Vila São José e Vila Santa Terezinha), além das reformas nas UBS do Jardim Paulista, Alessandra e América IV, o que significa 10 UBS em sete anos”, afirma, citando também a inauguração do primeiro hospital público de Várzea Paulista, o Hospital da Cidade, e as obras da UPA, maternidade e  Centro Cirúrgico.

Ele também cita como grandes conquistas os avanços alcançados na área do saneamento. “Dialogamos muito com a Sabesp e conseguimos acabar com a falta de águia na cidade e em breve teremos 100% do esgoto tratado, com a construção da Estação de Tratamento de Esgoto. Além disso, fechamos o aterro sanitário, que era uma vergonha para a cidade”, lembra.

De acordo com o vice-prefeito Lula Raniero, que foi secretário de Educação entre 2005 e 2008, o diálogo com a população já é uma marca do governo do prefeito Eduardo em seus dois mandatos. “Inauguramos em 2005 um intenso processo de participação popular e estabelecemos uma relação de muito diálogo entre a população e o governo em todas as áreas. Definimos as nossas ações e os investimentos públicos com base nesse contato constante com a população”, explica.

Agenda das Assembleias de Prestação de Contas

Região I – 04/06/2012 (segunda-feira) – Ginásio de Esportes Jordan Dias Fernandes, Rua Portugal, s/nº, Jardim Promeca

Região II – 18/06/2012 (segunda-feira) – CEMEB Jardim Alessandra, Rua Carioba, 277, Jardim Alessandra

Região III – 25/06/2012 (segunda-feira) – CEMEB Palmyra Aurora D`Almeida Rinaldi, Rua Itaipu, 150, Parque Guarani

Região IV – 20/06/2012 (quarta-feira) – Ginásio de Esportes Ayrton Senna, Rua Aristides Nivoloni, 240, Jardim Maria de Fátima

Região V – 12/06/2012 (terça-feira) – CEMEB Juvelita Pereira da Silva, Rua Montes Claros, 50, Vila Real.

Região VI – 21/06/2012 (quinta-feira)  – CEMEB Erick Becker, Rua dos Canários, 160, bairro Cidade Nova II.

Todas as Assembleias acontecem às 19h:30.