Informe técnico do Governo Estadual autoriza dose com vacina de qualquer uma das fabricantes autorizadas pela Anvisa; imunossuprimidos podem tomar segunda dose após 28 dias
Ao contrário do que algumas pessoas têm pensado e afirmado, a dose de reforço da vacina contra a Covid-19, para quem tomou a vacina da Janssen, pode ser feita após o prazo de 61 dias, nos casos de pessoas com 18 anos ou mais; nessa mesma faixa etária, quem é imunossuprimido (pessoa com doença autoimune ou que usa medicamentos que baixam a imunidade) pode tomar a dose adicional já após 28 dias. É o que autoriza um informe técnico recente do Governo do Estado de São Paulo.
Apesar de ser preferível tomar a segunda dose também da Janssen, caso ela não esteja disponível, prioriza-se a aplicação da Pfizer e, na ausência também desta, pode ser aplicado o imunizante disponível, de qualquer uma das outras fabricantes autorizadas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Clique aqui e acesse o informe técnico com essas recomendações técnicas (página 24).
Não é necessário realizar o agendamento. Nesta semana, o Espaço Cidadania está aplicando as doses todos os dias até sexta-feira, sempre das 9 às 12 horas e das 13 às 15 horas (Avenida Ipiranga, 151 — Centro); e, no sábado, na UBS Vila Popular (Rua Itaóca, 294), das 8h00 às 11h30 e das 13h00 às 15h00. Na semana que vem, haverá uma programação diferenciada (confira aqui).
É necessário levar um documento pessoal com foto e uma das duas comprovações da primeira dose: cartão de vacinação contra a Covid-19 ou confirmação da dose na tela do celular, no aplicativo Conecte-SUS.