Prefeitura promove evento de conscientização sobre Consciência Negra e combate à violência contra a mulher

Governo e Administração - Destaques Desenvolvimento Social - Destaques

Evento, que reuniu diversos servidores e munícipes no Hotel Orquídea Inn, buscou compartilhar informações e conscientização sobre as importantes lutas contra o preconceito, discriminação e violência

Na Semana da Consciência Negra, a agenda da Prefeitura de Várzea Paulista tem andado agitada. Na quinta-feira (23), no Hotel Orquídea Inn, uma nova ação reuniu munícipes e servidores municipais para duas palestras essenciais, ofertando informação e conscientização pelo fim do preconceito, discriminação e violência contra as mulheres e pessoas negras. Uma foi dedicada ao Dia da Consciência Negra (20 de novembro), data emblemática que homenageia Zumbi dos Palmares; a outra foi voltada a um assunto igualmente essencial: 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher.

A Unidade Gestora Municipal de Desenvolvimento Social, o órgão de Políticas Públicas para Mulheres e o Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) têm buscado fortalecer essa campanha, também realizada em novembro, e a palestra sobre o assunto foi uma das estratégias usadas com esse fim.

Segundo o prefeito, professor Rodolfo Braga, esses eventos trazem uma satisfação imensa. “Várzea Paulista foi eleita a terceira melhor cidade do Brasil em administração (avaliação do Conselho de Administração Federal, considerando um grupo de 163 municípios de mais de 100 mil habitantes, que inclui 11 capitais), pois nossa equipe trabalha junta. Nós buscamos sempre acolher e humanizar as mulheres da nossa cidade. Este ano crescemos muito, fizemos pit stop contra a violência, sancionamos na Câmara Municipal o Dia Municipal da Mulher Negra e, além disso, o nosso Banco do Povo (programa estadual feito em parceria com a Prefeitura) oferece crédito especial para as mulheres de Várzea Paulista; temos a Chefia de políticas públicas e o Conselho da mulher. Estamos sempre buscando crescer e lutar contra os preconceitos”, disse.

O vice-prefeito da cidade, Fernando Pasqualino, afirmou ser muito importante haver eventos desse tipo. “É um prazer estar aqui. É essencial que a gente traga debates e os Conselhos Municipais, pois dessa forma estamos sempre aprendendo. Buscamos sempre deixar a porta da Prefeitura aberta para que tenhamos debates e possamos apoiar essas causas”, relatou.

Servidores juntos na luta

O presidente da Câmara Municipal, Dr. Eliseu Notario, agradeceu a presença de todos. “Quando eu sancionei o Dia da Mulher Negra junto da chefe de Políticas Públicas para as Mulheres, Patrícia Felix, foi uma grande honra para mim, pois temos que pensar em políticas públicas para melhorar a cidade, para combater a violência contra a mulher e o racismo. Por isso digo: procurem a gente. Estamos juntos nessa, por uma Várzea Paulista cada dia melhor”, finalizou.

Para o gestor municipal de Desenvolvimento Social, Leandro Marques, o evento é uma grande oportunidade para discutir diversos assuntos.  “O nosso prefeito fala que temos que lutar para entregar políticas públicas de qualidade, motivo pelo qual temos lutado por isso e para acolher as pessoas. Queremos o fim da violência e do racismo”, citou.

Não há nada melhor que a adversidade. Diga não ao racismo!

A palestrante sobre o Dia da Consciência Negra, Perola Elizabeth, ressaltou que, para falar desse dia, é importante lembrar não se trata de uma data para comemorar, mas, sim, para conscientizar. “Não é comemoração, é conscientização. É um momento de educar e falar das nossas demandas, citar as baixas que temos dentro da população negra, que pretos não têm que viver de subserviência, que podemos ocupar diversos espaços e merecemos isso”, finalizou.

Para o presidente do Conselho Estadual de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de São Paulo, Gil Marcos Clarindo dos Santos, é importante existirem debates como esses, pois eles falam sobre a importância de combater o racismo. “Aproveito a oportunidade que o prefeito nos deu. Ele sempre abraçou muito nossas ideias e questões raciais e, se hoje estamos discutindo essas questões, é pela abertura que ele nos deu”, comentou.

União pelo fim da violência

A palestrante dos 16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher foi a Dra. Rose Mary Corrêa. Durante a palestra, a delegada fez um retrospecto sobre os mecanismos criados a favor da mulher. “Queremos abrir a cabeça das pessoas sobre como a violência funciona, como devemos humanizar as mulheres agredidas. E só vamos conseguir fazer isso quando as autoridades entenderem a importância de capacitar seus profissionais”, disse. “Venho aqui com felicidade porque lemos notícias sobre prefeitos que fecham delegacias das mulheres e em Várzea Paulista temos um prefeito na luta pelas mulheres”, ressaltou.

A chefe de Políticas Públicas para Mulheres, Patrícia Felix, destacou a satisfação que essas ações proporcionam a ela. “Com esse evento buscamos informar e conscientizar os presentes e tudo isso só foi possível graças a toda equipe parceira”, disse.

A presidente do CMDM (Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres), Silvana Ferreira, é importante combater a violência de qualquer tipo.  “Nós, mulheres, temos que nos unir mais, e isso é muito importante. Aviso que o conselho está sempre de portas abertas para todas vocês”, citou.