Saiba como solicitar o recolhimento de animais de grande porte de áreas públicas

Meio Ambiente - Destaques Segurança Pública - Destaques Trânsito - Destaques

A denúncia deve ser realizada por meio da Ouvidoria Municipal e na Unidade Gestora de Meio Ambiente; o recolhimento é realizado quando os animais apresentam riscos no trânsito ou à população, de modo geral

A Prefeitura de Várzea Paulista, por meio das Unidades Gestoras de Meio Ambiente, Trânsito e Segurança Pública, oferece o serviço de recolhimento de animais de grande porte soltos em áreas públicas, previsto na Lei Municipal Complementar nº 182, de 29 de outubro de 2007, e no CTB (Código de Trânsito Brasileiro). O recolhimento destina-se a animais de grande porte soltos em áreas públicas que possam causar acidentes de trânsito, ou que ameacem a população.

O serviço é realizado por uma empresa privada contratada pela Unidade Gestora de Meio Ambiente que, após o resgate, encaminha o animal para local apropriado onde recebe cuidados veterinários e, posteriormente, é reclamado por seu proprietário ou disponibilizado para adoção.

Como realizar a denúncia?

Para denunciar, entre em contato com a Ouvidoria Municipal, nos telefones (11) 94365-2884 (WhatsApp) e (11) 4595-0037, pelo e-mail ouvidoria@varzeapaulista.sp.gov.br, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30. Outra opção é fazer a denúncia à Unidade Gestora de Meio Ambiente, por meio do telefone (11) 4606-8673, das 9 às 16 horas.

Nos outros dias e horários, inclusive feriados e finais de semana, as denúncias também podem ser realizadas à Guarda Municipal Ambiental, pelo telefone 153 — que atende todos os dias, 24 horas.