Rede Municipal de Várzea Paulista receberá formação da Escola do Futuro da USP

Educação - Destaques

Ações formativas foram apresentadas para diretores, vice diretores e coordenadores

Várzea Paulista tem investido na infraestrutura das escolas e na qualificação dos profissionais, em prol de uma educação de qualidade e socialmente referenciada. Por isso, nesta terça-feira (11), diretores, vice-diretores e coordenadores se reuniram no Hotel das Orquídeas, para conhecer as ações formativas de 2023.

Várzea Paulista receberá o Projeto Ecossistema de Inovação na Educação Básica, desenvolvido pelo Nace – Escola do Futuro da USP (Universidade de São Paulo). O município é o primeiro da região a receber a iniciativa, que busca aproximar os alunos dos professores. A Asec (Associação pela Saúde Emocional de Crianças) também seguirá com o programa de Educação Emocional, que teve início em 2022.

Segundo o prefeito professor Rodolfo Braga, a educação tem um grupo muito intenso, que não desiste da causa. “A capacitação é muito importante, ela nos traz novas metodologias, formas e tecnologias, e assim caminhamos cada dia para construir a escola do futuro, buscando sempre olhar para o servidor, pois se os professores estiverem bem, as crianças também estarão”, comentou. “Venho reafirmar que estamos avançando em diversos aspectos, fazendo nossa parte pela segurança das crianças e além disso, seguimos trazendo tecnologia para a inovação em sala de aula”, disse.

De acordo com a gestora municipal de Educação, Magali Oliveira, as ações formativas tem a finalidade de alavancar a educação, pois o município tem compromisso com a aprendizagem. “As ações foram construídas e trabalhadas, para que o projeto tivesse a cara da rede municipal. Os diretores, vice-diretores e coordenadores são determinantes para o sucesso das propostas, pois além de administrarem as unidades escolares, eles são incentivadores e motivadores para a equipe escolar, sendo referência para os alunos”, relatou.

Várzea caminha para educação do futuro

A pesquisadora associada e a coordenadora do projeto da Nace – Escola do Futuro da USP, Karen Gimenes comenta que a ideia do projeto é auxiliar os professores. “O diálogo com os alunos, vai facilitar o processo de aprendizagem, unindo o conteúdo com as novas tecnologias, além de tornar a aula atrativa ao usar a tecnologia”, finalizou.  Já o coordenador executivo do NACE Escola do Futuro da USP, Roberto Garcia, comenta que é a primeira vez em 33 anos, que o projeto vem para a região. “Nosso projeto é diferente em cada município, pois buscamos entender cada ambiente. Além disso, atuei em sala de aula e levo essa vivência para os projetos que me envolvo”, disse.

A psicóloga da equipe ASSEC, Silmara Meireles, disse que o programa desenvolve cursos na área da saúde mental. “A escola é muito dinâmica, é um espaço importante na sociedade, pois lá é onde se dá diversos tipos de relações, e isso, às vezes é um desafio e traz impactos na vida dos professores e alunos, por isso, vamos apresentar como iremos desenvolver os aspectos da saúde mental em 2023”, relatou.