Vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos contra Covid-19 segue em Várzea Paulista

Coronavirus Coronavirus - Prevenção Coronavirus - Vacinação Destaques Notícias Saúde - Destaques

Recomendação do Comitê Científico Estadual é pela continuidade da vacinação; há imunizantes suficientes para vacinar esse público, sem impactar a aplicação das terceiras doses

A Prefeitura de Várzea Paulista não vai interromper a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos contra a Covid-19. O Governo do Estado de São Paulo divulgou, na última quinta-feira (16), que, por recomendação do Comitê Científico do Estado, segue com a vacinação de adolescentes dessas idades contra a Covid-19. Várzea Paulista acolheu a recomendação e continuará a vacinar a faixa etária.

Segundo o Estado, há quantidade suficiente de imunizantes — boa parte deles já enviada às cidades —, que precisam ser aplicadas o quanto antes, por terem validade curta, e não vão impactar a aplicação das terceiras doses, que começam a ser aplicadas em idosos varzinos na semana que vem. O Governo Estadual ressalta, na nota publicada, a importância de oferecer a imunização completa a esse público, pois três a cada dez adolescentes que morreram com a doença no estado não tinham comorbidades. As pessoas dessa faixa etária respondem por 6,5% dos casos e estão retomando atividades cotidianas, como as aulas presenciais.

O Estado lamenta a decisão do Ministério de Saúde de orientar a suspensão da vacinação de quem está nessa faixa etária e não tem comorbidades, recomendação contrária à orientação do CONASS (Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde), atrasada e fora de compasso com a realidade dos estados, cuja maioria já está vacinando esse público. A vacinação do grupo também já está em curso em países como EUA, Chile, Canadá, Israel, França e Itália.

O Governo Estadual também afirma que as diretrizes federais causam apreensão em milhões de adolescentes, famílias que esperam ver os filhos imunizados, e professores que convivem com esses jovens.