Cuidados contra a Dengue devem continuar

Destaques Notícias

Cidade teve diminuição de casos em relação a 2020. Prevenção é essencial para evitar a disseminação da doença

A pandemia da Covid-19, não pode nos deixar esquecer de uma outra grave doença endêmica no país: a dengue. Ela recebe essa característica por se desenvolver com frequência. Em Várzea Paulista, com o trabalho atuante da Unidade de Vigilância em Zoonoses os números estão baixos e há uma queda em relação a 2020.
Em março deste ano, foram registrados 5 casos positivos autóctones (doença contraída dentro da cidade), nenhum caso positivo importado e 35 casos negativos. Já em março de 2020, o município teve 3 casos positivos autóctones, 10 casos positivos importados e 69 casos negativos.
A Unidade de Vigilância em Zoonoses realiza visitas quinzenais a locais previamente cadastrados e com alto risco de proliferação do Aedes Aegypti (Pontos Estratégicos) e faz a busca ativa por sintomáticos no entorno de locais onde foram notificados casos suspeitos ou confirmados da doença. Além de atender a solicitações feitas pelos munícipes pelo canal de Ouvidoria, sobre possíveis locais onde possam existir criadouros do Aedes Aegypti.
Prevenção
A prevenção da dengue pode ser feita com práticas simples que evitam, principalmente, a reprodução do mosquito transmissor, através da eliminação de objetos que acumulem água parada como pneus, garrafas e plantas.
Como a dengue é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, também é possível prevenir a doença evitando a picada deste mosquito, como por exemplo, passar repelente diariamente as áreas expostas do corpo, como rosto, orelhas, pescoço e mãos e ter telas de proteção em todas as janelas e portas da casa.