Várzea Paulista comemora Dia do Meio Ambiente com serviços ambientais consolidados

Sem categoria

Ecoponto e coleta seletiva já fazem parte de políticas públicas adotadas na cidade, que em breve, terá um Centro de Triagem de Resíduos Sólidos

No Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, Várzea Paulista vivencia um momento de muitos trabalhos ambientais sólidos e estáveis, como o Ecoponto, inaugurado no final de 2017 e a coleta seletiva.

Em breve, a cidade ganhará o Centro de Triagem de Resíduos sólidos, que vai aumentar reciclagem na cidade. Com as ações da Prefeitura e a participação da população, o município está em um rumo ambiental acertado e sustentável.

Ecoponto

O local é específico para o descarte de vários materiais: pisos, areia, óleos de cozinha, vidro, gesso, metais, pneus, blocos, louças, reboco, móveis, plástico, madeira, concreto, eletrônicos, telhas de cerâmica, eletrodoméstico e eletroeletrônico.

Os eletroeletrônicos como televisores, computadores notebooks e vídeo games são aceitos quando estão inteiros; apenas partes não são recebidas. O serviço funciona desde 2017, de segunda a sexta-feira, das 7 às 16 horas, e aos sábados, das 8 às 13 horas, e segue ativo neste momento, com os devidos cuidados preventivos que devem ser seguidos pelos funcionários e a população ao levar o que quer descartar, em razão da pandemia de Covid-19.

Cada pessoa pode descartar até 1 metro cúbico de entulho por mês. O gesso, para ser aceito, precisa ser limpo e há outras especificações em relação ao Ecoponto, que podem ser conferidas aqui.

O endereço é Rua Atroaris — Jardim Continente (junto à Usina de Asfalto da cidade).

Coleta seletiva

Iniciado em 2015, o serviço é realizado em 16 bairros da cidade, de segunda a quinta-feira. A coleta dos materiais recicláveis é feita pela ONG Eco & Vida. Todos os itens recicláveis (de papel, metal, plástico ou vidro) são recolhidos pela equipe e, posteriormente, encaminhados a empresas que possam reutilizá-los como matéria-prima. Óleo de cozinha também pode ser recolhido, desde que esteja sendo mantido em garrafa PET. Veja mais sobre o trabalho.

Centro de Triagem

O espaço, em construção no Condomínio Industrial São Luiz, vai viabilizar a separação dos materiais recicláveis. Com a coleta seletiva, serão reunidos os resíduos como sacolas, papelão e vidro, que serão separados por categorias, por serem vendidos também separadamente. Também haverá um novo ecoponto no local. A construção está finalizada e alguns ajustes operacionais são feitos para que o novo equipamento público comece a funcionar, em breve.