Várzea Paulista realiza coleta seletiva em 16 bairros

Meio Ambiente - Destaques

Confira todos os locais e horários que são contemplados pelo trabalho voltado à sustentabilidade

Desde 2015 Várzea Paulista recebe a coleta de materiais recicláveis, feita pela ONG Eco & Vida. O trabalho é totalmente voltado à sustentabilidade, realizado de segunda a quinta-feira e abrangendo 16 bairros do município.

Todos os itens de materiais recicláveis (papel, metal, plástico e vidro) são recolhidos pela equipe da ONG para que, posteriormente seja encaminhado para empresas que possam reutilizá-los como matéria-prima. Óleo de cozinha também pode ser recolhido pela instituição, desde que esteja sendo mantido em uma garrafa pet.

O coordenador operacional a organização, Tiago Gonçalves, orienta os itens de vidro devem receber uma atenção especial, sendo colocados separadamente dos demais materiais, dessa forma evitando cortes e outros acidentes dos coletores.

“Madeira, pano, além de entulhos (cerâmica, reboco e louças) em pequena quantidade (até 1 m³) devem ser levados ao Ecoponto da cidade” explica Tiago. O local fica na Rua Atroaris, número 348 – Jardim Continente, funcionando de segunda a sexta-feira das 7 às 12 horas e das 13 às 16 horas; e aos sábados das 8 às 13 horas.

Confira a seguir locais e horários das coletas seletivas:

Locais Dias Horários
Av. Bertioga
Av. Fernão Dias Paes Leme
Av. Pacaembu R. Pindaré
Seg à Sex A partir das 9 horas (manhã)
A partir das 15 horas (tarde)
Vila Popular
Jd. Bertioga
Residencial Aimoré
  Seg   A partir das 8 horas (manhã)
Jd. Maria de Fátima (parte baixa)
Jd. Cruz Alta
Jd. Mirante
Jd. Alessandra
Vila São José
    Ter     A partir das 8 horas (manhã)
Jd. Maria de Fátima (parte alta)
Vila Santa Terezinha
Jd. Primavera
Jd. do Lar
  Qua   A partir das 8 horas (manhã)
Jd. Promeca
Jd. Felicidade
Residencial das Flores
  Qui   A partir das 8 horas (manhã)

Caso o munícipe esteja afastado das áreas da coleta, ainda é possível fazer o descarte do lixo reciclável, pedindo a retirada para o endereço desejado através do WhatsApp com o número 9.9792-9680, ou levando ao galpão da Eco & Vida, localizada na Avenida Bertioga, 1.288 – Vila Tupi. A ONG está aberta de segunda a sexta-feira das 8 às 17 horas.

Centro de Triagem de Resíduos Sólidos

Futuramente Várzea Paulista terá seu primeiro Centro de Triagem de Resíduos Sólidos, que está atualmente em fase de construção. O local será utilizado para viabilizar e facilitar a separação dos materiais recicláveis, por categorias.

A iniciativa é fruto de um convênio entre a Prefeitura, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e o Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (Fecop).