GCM de Várzea Paulista se destaca, com trabalho preventivo e inteligente

Governo e Administração - Destaques

Ações recentes da corporação permitiram combate bem-sucedido a pancadões, apreensões de cargas roubadas e até mesmo o salvamento da vida de um bebê

A GCM (Guarda Civil Municipal) de Várzea Paulista tem atuado em diversas frentes nos últimos meses. Entre outras ações, a força de segurança conseguiu combater, com a PM, os famosos pancadões; recuperou cargas apropriadas indevidamente; e salvou a vida de um bebê engasgado com leite materno. Segundo o comandante da corporação varzina, Pedro Eli da Cunha, a prevenção é um fator importante para o sucesso dos trabalhos. “O acompanhamento preventivo por parte dos guardas e o trabalho de inteligência do SIC (Sistema de Inteligência e Comunicação) são fundamentais”.

Trabalho conjunto evita tormento

Desde o ano passado, a GCM tem atuado constantemente, junto de agentes da Polícia Militar do Estado de São Paulo e da Unidade Gestora de Trânsito de Várzea Paulista, para coibir os pancadões, em pontos diferentes de Várzea Paulista, como o da Avenida Pacaembu, na Vila Real, evitado antes mesmo de seu início. Sobretudo na Avenida Pacaembu (Vila Real) e na Vila Popular, o trabalho tem surtido o efeito de inibir os eventos ilegais, marcados por som alto, abuso de entorpecentes e interrupção do tráfego normal de veículos. “A perturbação da ordem pública é uma de nossas principais demandas e vem sendo combatida”

A ação é resultado de um serviço de inteligência bem feito. “Com o nosso Sistema de Inteligência, conseguimos saber quais são os pancadões programados e já programamos a operação. No dia previsto, fazemos uma reunião no Batalhão da PM e combinamos a ação. A ideia é sempre chegarmos com antecedência e assumirmos o local de forma preventiva. No espaço, nossos agentes de trânsito municipais aplicam as multas municipais cabíveis, como as de estacionamento em frente a garagens, e a PM faz as autuações em esfera estadual, como as por licenciamento de veículo atrasado. Os carros são verificados, para a possível localização de armas e outros materiais ilícitos, como drogas”, relata Eli.

“Também já conseguimos outros feitos relevantes, como a identificação dos organizadores de alguns pancadões. Os nomes desses responsáveis já foram inclusive enviados ao Ministério Público do Estado de São Paulo e da Polícia Civil, para as devidas investigações”, complementa.

Mercadorias recuperadas

A GCM conseguiu recuperar, na tarde do último sábado (1º), quatro barricas de resinas impermeabilizantes, furtadas de uma empresa na Vila Ieiri, por três jovens de Francisco Morato, total estimado em R$ 1.600,00. Após a denúncia, integrantes da Romu (Ronda Ostensiva Municipal) e das viaturas de área conseguiram localizar o caminhão com os indivíduos. A arma localizada foi apreendida e os produtos, recuperados. Os rapazes foram direcionados à Delegacia da Polícia Civil de Várzea Paulista e ficaram à disposição da Justiça.

Arma apreendida

O efetivo também conseguiu apreender uma arma, no dia 1º de junho. Em uma ronda de rotina, na Avenida Pacaembu (Vila Real), os guardas perceberam que o jovem I.G.S, 17 anos, apresentou uma conduta suspeita. Na abordagem, foi possível verificar o porte ilegal do armamento, na cintura do garoto, que foi conduzido à Delegacia da cidade e foi liberado, na presença do pai.

Valorização da vida

No dia 12 de maio, à tarde, a GCM protagonizou um feito histórico. Ariane Albuquerque, desesperada com a pequena Maria, de apenas 15 dias vida, engasgada com leite materno. O guarda Batista saiu prontamente da viatura e fez a manobra necessária para desengasgar a bebê. A criança foi encaminhada à UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e, após ser examinada por um pediatra, recebeu alta na mesma data, em segurança.

Como denunciar

Para denunciar as realizações dos pancadões ou outros atos como os citados nesta matéria, basta acionar a GCM pelos telefones 153 ou 4596-7744. Os canais de atendimento funcionam todos os dias da semana, 24 horas por dia.