Várzea Paulista avança em programas na área social

Desenvolvimento Social - Destaques

Com ações importantes de assistência social, cidade consegue manter baixos os índices de falência social de seus cidadãos

A assistência social prestada pela Unidade Gestora de Desenvolvimento Social da prefeitura de Várzea Paulista existe para suprir, através de políticas públicas, as necessidades emergenciais de indivíduos e famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

Entenda-se por vulnerabilidade social a condição dos grupos de indivíduos que estão à margem da sociedade, ou seja, pessoas ou famílias que estão em processo de exclusão social, principalmente por fatores socioeconômicos. “O governo de Várzea Paulista procura atender às questões sociais de forma prioritária, pois há a ciência plena de que uma cidade é feita antes de tudo de gente. Enfrentamos as dificuldades do dia a dia com inteligência e criatividade, mas nunca deixamos de atender os que realmente necessitam”, disse a gestora municipal de Desenvolvimento Social, Simone Bifani. Para atender a essas demandas, a prefeitura mantém diversos programas de auxílio através de sua estrutura de assistência social.

Vivaleite distribui mais de 2.400 litros por mês a famílias carentes

Apesar de ser um programa do governo estadual são as prefeituras que controlam a distribuição do programa Vivaleite, atendendo assim as demandas do município de forma mais precisa.

Em Várzea Paulista cerca de 160 crianças, entre seis meses e cinco anos e 11 meses, são beneficiadas com 15 litros de leite todos os meses, somando mais de 2.400 litros entregues por mês para famílias cuja renda não ultrapassa ¼ de salário mínimo por pessoa.

Para participar do programa é necessário fazer um cadastro nos Cras, mas ainda não há previsão de abertura para novas inscrições, pois isso depende da autorização do governo do Estado.

Auxílio-aluguel ajuda 38 famílias

Mais de R$12 mil são gastos todos os meses pela prefeitura de Várzea Paulista numa importante ajuda às famílias que tiveram suas casas interditadas pela Defesa Civil e precisaram pagar aluguel. Com repasse máximo de R$327, o programa atende a 38 famílias em Várzea Paulista, em sua maioria moradoras da região norte da cidade. Esse auxílio é provisório e só é concedido quando há plena comprovação da necessidade das famílias, ou seja, quando as famílias perderam sua casa por catástrofes naturais, sendo assim esse auxílio torna-se fundamental à sobrevivência delas.

Seis mil famílias referenciadas nos CRAS

No trabalho do dia a dia a Unidade Gestora de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Várzea Paulista mantém seu trabalho de atendimento das necessidades básicas dos indivíduos, mais precisamente em prol da família, maternidade, infância, adolescência, velhice, o amparo às crianças e aos adolescentes carentes, promoção da integração ao mercado de trabalho, bem como a habilitação e reabilitação das pessoas portadoras de deficiência e a promoção de sua integração à vida comunitária.

A estrutura assistencial do município conta hoje com três equipamentos do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) na Zona Norte, Zona Oeste e Central, além de uma unidade do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e o CREM (Centro de Referência da Mulher), que juntos atendem a mais de seis mil famílias referenciadas que fazem parte de grupos de convivência com oficinas de arte, dança e grafite, entre outros.

70 famílias assistidas diretamente

Cerca de 70 famílias em estado de extrema vulnerabilidade social recebem total apoio da Unidade Gestora Municipal de Desenvolvimento Social, sendo assistidas quando há problemas de saúde ou educação, além de receberem acompanhamento psicológico e alimentos básicos. Isso é fundamental para que se mantenham integrados à vida em comunidade.