Técnicos de serviço social recebem orientações sobre mudanças de regras do BPC

Desenvolvimento Social - Destaques

Profissionais varzinos recebem treinamento sobre novos requisitos e trâmites burocráticos para o fornecimento do benefício a idosos e pessoas com deficiência sem condições de se sustentar

 

 

O CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) Central sediou, na manhã da última quarta-feira (15), um treinamento do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) sobre as mudanças nas regras para a concessão do BPC (Benefício de Prestação Continuada). Técnicos de serviço social das Secretarias de Saúde e Desenvolvimento Social, e de organizações da sociedade civil receberam as novas orientações do técnico Pedro Birer. “O encontro foi uma forma de preparar esses agentes, para seguir os trâmites que valem desde 4 de janeiro deste ano, e, assim, atender corretamente os idosos e pessoas com deficiência sem condições de obterem seu sustento”, explica a supervisora de Desenvolvimento Social, Charlene Mello, também presente na reunião.

 

Segundo a gestora, a principal mudança é a necessidade de que o requerente faça o seu cadastro único do Governo Federal. Também se destacam a forma de calcular a renda familiar, que agora inclui apenas pai, mãe e filhos (ou padrasto e madrasta) e não mais todos os integrantes da família; e o novo formulário que os técnicos têm de preencher, um pouco mais simples.

 

As demais regras válidas para este ano estão disponíveis no site da Previdência Social. É necessário fazer a busca pela palavra BPS, para encontrar as publicações com as novas informações.

 

Para mais informações sobre o benefício e como pleiteá-lo, o munícipe deve procurar o CRAS ou a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próximos de sua residência.  

 

 

Sobre o BPC

 

Trata-se de um benefício individual, instituído pela Constituição Federal de 1988, não vitalício e intransferível. O BPC garante a transferência de um salário mínimo à pessoa idosa, com 65 anos ou mais, e à pessoa com deficiência de qualquer idade, que comprovam não terem meios de obter o próprio sustento ou de serem sustentadas pela família.