Cursos profissionalizantes têm início na Vila Real

Desenvolvimento Social - Destaques

Prefeito Juvenal Rossi participa de abertura dos cursos básicos de auxiliar administrativo e técnicas de vendas

 

 

A Prefeitura de Várzea Paulista iniciou, na noite da última quarta-feira (15), dois novos cursos básicos gratuitos – auxiliar administrativo e técnicas de vendas -, realizados em parceria com o Governo Estadual, na escola Profª. Juvelita Pereira da Silva (Vila Real). Pouco antes do início da primeira aula, as duas turmas receberam palavras de incentivo do prefeito Juvenal Rossi e outros representantes do Governo Municipal. “O mercado de trabalho, hoje em dia, exige cada vez mais qualificação e acredito muito na força dessa formação que estamos oferecendo. É algo que as empresas têm requisitado”, ponderou.

 

Cada um dos cursos tem a carga horária de 160 horas e será oferecido, de segunda a sexta-feira, no colégio do bairro, até 29 de março. Além do diploma, os alunos que comprovarem 100% de frequência nas aulas receberão uma ajuda de custo de R$ 330,00 por mês. Os cursos serão inteiramente gratuitos e não haverá, sequer, custos com material escolar. Após o término e aprovação, os alunos recebem um diploma emitido pelas Secretarias de Desenvolvimento Econômico de Várzea Paulista e do Estado de São Paulo.

 

O secretário de Desenvolvimento Econômico da cidade, Marcos Bueno, explicou que o curso foi buscado pelo município, a pedido do prefeito Juvenal, junto à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico. “A cidade agora é contemplada pelo plano PEQ (Programa de Qualificação Profissional), que traz cursos iguais ao que vocês vão fazer para cidades do interior do estado. Primeiramente, conseguimos esses dois e para trazermos mais formações, dependemos da frequência de vocês para podermos solicitá-las”, informou. “O prefeito nos pediu para trazer essas aulas aqui para a Região Norte”, complementou.

 

Segundo Rossi, a Prefeitura fará o possível para que os alunos possam ter oportunidades no mercado de trabalho, o mais rápido possível. “Absorvam bem os conhecimentos que serão passados, pois isso só depende de vocês. Espero que este possa ser o pontapé inicial de uma qualificação profissional cada vez melhor”, projetou.

 

Em sua fala aos alunos, o prefeito também ressaltou os esforços para a geração de empregos na cidade – somente em 2016, mais de 500 vagas foram criadas. A busca de empreendimentos como o supermercado Boa e o McDonald´s foi destacada, assim como as novas indústrias que em breve serão instaladas em uma área próxima à Avenida Marginal do Rio Jundiaí. “Além de todo esse trabalho para gerar postos de trabalho, é preciso qualificar nossa mão-de-obra, algo que pretendemos com os cursos como esses que se iniciam”.  

 

A diretora Edilene Fernandes também esteve presente e acompanhou o início das aulas inaugurais.

 

 

Boas expectativas

 

A vendedora de cursos de idiomas, Marcia Amadeu, reside no Jardim São Gonçalo há mais de 40 anos e voltou à área do comércio há mais ou menos quatro meses. A comerciante conta está se readaptando ao setor e achou muito interessante a oportunidade de realizar o curso de técnicas de vendas gratuitamente. “Já estava pesquisando alguns cursos até mesmo pagos e aí, com a bênção de Deus, apareceu esta chance de voltar a estudar. Faz um tempo que eu não trabalho na área e, agora que voltei, resolvi retomar os estudos também. Eu acho interessante estudar porque, a partir desse curso, com as novas técnicas que aprenderemos, quero somar cada vez mais conhecimentos, para me firmar no atendimento ao público, ramo do qual gosto muito”, relata.

Para a munícipe, uma formação na Vila Real deixam clara a vontade de capacitar a população, por parte da Prefeitura. “Com essas formações, demonstra-se que há interesse em acrescentar bagagem ao varzino que, com essa capacitação, poderá melhorar e se posicionar melhor no mercado de trabalho”.

 

Morador da Vila Real há 13 anos, José Roberto Batista, 13 anos na Vila Real, ficou sabendo do curso de auxiliar administrativo quando levava os três filhos à escola do bairro. A ideia é que ele possa usar a formação inicial como um primeiro passo para futuras qualificações. “Concluí o Ensino Médio e gosto muito da matemática e o que aprenderei será importante, porque hoje em dia é importante ter diferenciais. Com os conhecimentos da administração aprendidos, poderei ter uma base para fazer outros cursos futuramente”.

 

O varzino está animado com a possibilidade de incrementar o currículo, ter apoio da Prefeitura para angariar vagas de trabalho e possivelmente haver novas capacitações disponibilizadas pela Prefeitura, em breve, para os moradores do bairro. “O trabalho hoje em dia exige muito da gente. Precisamos muito desses conhecimentos, para disputarmos os postos de trabalho existentes”.

 

 

Novas oportunidades

 

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcos Bueno, em abril já estarão disponíveis no site da Prefeitura as inscrições para a seleção de vagas do curso de técnico de administração, que terá início em julho, com a duração de um ano e meio. A formação será disponibilizada pela Prefeitura, em parceria com a ETEC Vasco Antônio Venchiarutti, de Jundiaí (escola estadual do Centro Paula Souza). Serão disponibilizadas 40 vagas, por meio de uma prova (Vestibulinho).

 

Para fazer o exame, será necessário ter 16 anos completos e o Ensino Fundamental concluído (1º ao 9º anos).

 

Os munícipes devem ficar atentos para mais informações no portal, a partir de abril.

 

 

 

Avanços em conjunto

 

Outro ponto sublinhado pelo prefeito foi o contrato já existente para as obras de pavimentação de todas as vias da Vila Real, que se iniciarão assim que houve a liberação da Caixa Econômica Federal, já que se trata de um convênio com a União. Segundo Rossi, a população local precisará cooperar para que os trabalhos sejam concluídos o quanto antes. “As ações que se iniciarão em breve serão muito importantes, para uma possível regularização fundiária dos terrenos desse bairro. Daqui a alguns dias, será inaugurado um Centro Comunitário, inclusive”, projetou.

 

É importante que a população valorize as conquistas da cidade a ajude o poder público a conservar os espaços púbicos. “Se toda a população ajudar a manter a cidade em ordem, não será necessário que tenhamos de refazer certas manutenções, como a retirada de lixo de áreas públicas, por exemplo. É preciso que busquemos a realização do mesmo sonho, para que Várzea Paulista seja cada vez mais agradável”.

 

 

Como denunciar

 

O depósito de entulhos ou resíduos em geral de forma indevida em áreas públicas pode ser denunciado ao Setor de Fiscalização da Prefeitura, pelo telefone 4596-9665. Também pode ser acionada a GCM (Guarda Civil Municipal), pelo telefone 153.

 

Outro canal é a Ouvidoria. A denúncia pode ser registrada pelo telefone 4595-0037 ou pelo link.

 

A depredação de prédios da Prefeitura pode ser informada à GCM.