Karatê de Várzea Paulista conquista resultado histórico no Campeonato Brasileiro

Notícias

Com sete ouros e 20 medalhas no total, equipes de Várzea Paulista obtêm o melhor resultado na decisão do Campeonato Brasileiro e no Campeonato Escolar

 

As duas equipes de caratecas de Várzea Paulista – Projeto Futuro e projeto Karate Várzea Paulista – realizaram uma campanha histórica, na etapa final do Campeonato Brasileiro, em São Paulo, e no Campeonato Brasileiro Escolar, realizado pela primeira vez, ambos disputados entre 12 e 15 de outubro.

Nas duas competições, a cidade conquistou 20 medalhas – sete ouros, quatro pratas e sete bronzes. Os responsáveis das equipes destacaram que o empenho dos atletas nos treinamentos foi o fator decisivo.

Projeto Futuro conquista quatro ouros

 

Existente há quatro anos em Várzea Paulista, o projeto da Prefeitura está trazendo cada vez mais frutos para a cidade. Na etapa final do Brasileiro, 11 dos 13 atletas participantes garantiram medalhas – quatro ouros, duas pratas e cinco bronzes. Foi o resultado mais positivo do time na história do campeonato.

Os ouros foram trazidos por: Renata de Souza (1º lugar no kata individual e no shiai individuais – 32/35 anos) e Solange Souza (1º lugar no kata individual e no shiai individuais – 32/35 anos); as pratas ficaram por conta de Ryâ Anthony (10/11 anos) e Bruno Luiz (18/20 anos), ambos no shiai individual; as medalhas de bronze foram conquistadas por David Henrique (shiai individual – 14/15 anos); Barbara Bueno (kata individual – 12/13 anos), Luana Souza (shiai individual – 14/15 anos), Marcelo Brito (kata por estilo) e Antonio Silva (shiai individual – 32/35 anos).

De acordo com o sensei José Antônio da Silva, professor do projeto desde o seu início, há quatro anos, o empenho dos atletas foi fundamental para o sucesso histórico. “Nos 45 dias anteriores às finais, treinamos todos os dias, de duas a três horas por dia”, elogiou. O faixa preta também agradeceu o trabalho desempenhado pela técnica da equipe vencedora nas finais, Beatriz Bueno.

Projeto Karatê Várzea Paulista ganha nove medalhas

Os participantes das aulas promovidas pelo Departamento de Esportes conquistaram, na final do Brasileiro, seu melhor resultado na disputa – seis medalhas (três ouros e três bronzes) -, além das três pratas no Campeonato Escolar.

Os três primeiros lugares ficaram por conta de Felipe Alves, na faixa etária “8/9 anos” – bicampeão brasileiro, no kata individual, e campeão brasileiro, no kata por equipe – e Gabriel Costa – ouro na luta, entre jovens de 10 a 11 anos. A equipe conquistou três bronzes: Gustavo Nalin, na categoria “kata por equipe – 12/13 anos”; Marcelo Júnior no “kata por equipe – 12/13 anos”; e Laís Queiroz no kata individual (6 a 7 anos). 

Já na nova competição, entre escolas, Gustavo Nalin trouxe duas pratas para a cidade, entre os competidores de 12 a 13 anos – uma no kata e outra no kumite – como representante da escola Ana Maria Pagiossi; Alex de Lima Martins foi vice-campeão, na categoria “kata individual – 16/17 anos”, no Brasileiro Escolar, representando o colégio Ana Maria Pagiossi.

De acordo com a treinadora e responsável pelo projeto, Cristina Figueiredo da Silva, trata-se de um resultado histórico da delegação composta por oito atletas. “No ano passado, trouxemos duas medalhas de ouro; este ano, ganhamos três.

Conseguimos quatro medalhas no total, na final de 2015 e, agora, nosso resultado foi mais do que o dobro, considerando que tivemos seis medalhas no Campeonato Brasileiro e três, no Brasileiro Escolar”, comparou. “Os meninos e meninas se dedicaram nos treinamentos e conseguiram manter bastante foco no trabalho, para atingirem esse resultado”, elogia a treinadora e responsável pelo projeto, Cristina Figueiredo da Silva.

Futuro promissor

Felipe Alves, vencedor na categoria “8/9 anos” destacou o alto nível da competição, da qual foi bicampeão brasileiro no kata individual (já havia sido campeão em 2014, na categoria) e no kata em equipe. “Foi um campeonato muito difícil, mas procurei treinar bem e consegui um bom resultado”, comemorou. “Uma semana antes das finais começarem, treinei todos os dias para ficar bem preparado”.

Com apenas nove anos de idade e já classificado para a final do Campeonato Paulista do ano que vem, o faixa roxa quer voar alto na carreira. “Pretendo continuar no esporte, ganhar a faixa preta (última) e dar aulas, futuramente”. E a professora, orgulhosa, já projeta algo que é bastante comentado entre quem acompanha a trajetória do jovem multicampeão, carateca desde os quatro anos de idade e que, neste ano, por exemplo, foi primeiro colocado em tudo o que disputou.

“Ele tem tudo para ser o primeiro atleta olímpico de Várzea Paulista, em 2022, como titular ou reserva, a menos que um representante de outra modalidade o anteceda”.

Esporte para a vida

Renata de Souza foi outra que trouxe dois ouros da final do Brasileiro, nas modalidades kata e shiai, disputadas por competidores de 32 a 35 anos. Sorridente, a atleta do Projeto Futuro conta que o alto nível dos treinamentos foi fundamental. “A gente se preparou para o cenário mais difícil possível. Treinamos praticamente para uma guerra”, relata.

Aluna desde 2014, a carateca iniciou seus treinamentos em razão do pequeno Vitor Hugo, que já participava do projeto e, hoje, luta junto de suas outras duas filhas e o esposo. Renata já até perdeu a conta do número de medalhas e troféus conquistados, que, segundo ela, já são mais de dez ao todo. E isso é só o começo. “É gratificante. Quando comecei, não imaginava que teria tantas medalhas. Quero chegar aos 100 anos, como lutadora de karate”, projeta.

Agradecimento

Cristina fez questão de registrar o agradecimento ao prefeito Juvenal Rossi, que tem ajudado, com seu governo, os atletas medalhistas, com ajuda de custo para transporte às competições. “Eles querem fazer uma visita ao prefeito, pela ajuda que têm recebido dele”, explica. Outro apoio reconhecido pela sensei foi o do vereador Mauro Aparecido. “Ele tem auxiliado bastante nosso time, com um respaldo financeiro”.

Sobre a competição

A grande final do Campeonato Brasileiro de Karate e o Campeonato Brasileiro Escolar reuniram 1.800 atletas de várias idades, representantes de 26 estados brasileiros, entre os dias 12 e 15 de outubro. As diversas decisões foram realizadas no Ginásio do Ibirapuera.