Defesa Civil trabalha prevenção no período chuvoso

Governo e Administração - Destaques
Dados apontam fortes chuvas no inicio de 2016

Segundo dados meteorológicos, 2016 promete ser um ano de intensas chuvas, principalmente durante o primeiro trimestre. Por isso, todo cuidado é pouco quando se trata da segurança da família e prevenção de ocorrências.

De acordo com dados da Defesa Civil de Várzea Paulista, em 2013 a cidade teve um volume total de chuvas, durante todo o ano de 1.104,79 milímetros. O que representa um ano normal.

Em 2014, o número caiu para 774,70 milímetros. Sendo um ano excepcional para baixo, devido à estiagem. Já em 2015, o volume de chuvas voltou a subir, chegando a 1.735,11 milímetros.

Para este ano, a tendência de chuva semanal chega a: 49,91mm em janeiro, 59,97mm em fevereiro e 43,46mm em março. Segundo o diretor da Defesa Civil de Várzea Paulista, Cristiano Vargas, o números foram obtidos com base nas informações dos últimos três anos. “Os estudos mostram que 2016 será de chuvas constantes”, alerta.
Dicas

Com essas informações, a população já pode se preparar e tomar os devidos cuidados para evitar problemas durante as chuvas.

Seguem algumas dicas:

Antes da chuva: Fazer a limpeza de telhados, calhas, ralos. Retirar os entulhos do quintal, fazer a poda das árvores com risco de queda e reforçar muros e paredes com sinais de rachadura. Lembrando que manter o quintal limpo e sem objetos para acumular água também ajuda no combate ao mosquito da dengue.

Durante a chuva: evite áreas de risco. Fique atento a situações atípicas, como barulhos estranhos e deslizamentos. Em qualquer sinal de emergência, a providência é sair da casa e procurar local seguro.

“Neste primeiro momento, Várzea Paulista não teve nenhum tipo de ocorrência grave, que envolvesse vítimas. Por hora, tudo está sob controle”, informa Vargas.

Em caso de ocorrências, solicite uma vistoria da Defesa Civil, através da Ouvidoria, no telefone 4596-0037. E em caso de emergências, acione a Guarda Civil Municipal, no número 0800 77 008 11.