Você sabia? A biblioteca tem vasto arquivo para deficientes visuais

Esporte e Lazer - Destaques
Em comemoração ao Dia Mundial do Braille, prefeitura divulga seus mais de 600 arquivos inclusivos, entre CD’s, DVD’s e livros impressos

Na última segunda-feira, dia 4 de janeiro, foi celebrado o Dia Mundial do Braille. Essa escrita elimina a barreira de comunicação vivenciada pelas pessoas com deficiência visual, estabelecendo seu contato com o mundo do conhecimento e melhorando sua qualidade de vida.
Em Várzea Paulista, a Biblioteca Municipal possui um vasto acervo inclusivo. A coleção possui 665 arquivos, entre livros impressos, livros falados em MP3, CD’s e DVD’s. O material inclui literatura infantil, juvenil e adulta.

Entre os autores disponíveis estão Érico Veríssimo, Lourentino Gomes, Monteiro Lobato, Agatha Christie, Shakespeare, J.D.Salinger, entre outros. Estão disponíveis aos deficientes visuais livros como O tempo e o Vento, 1808, Reinações de Narizinho, O homem do Terno marrom, Romeu e Julieta e O apanhador no campo de centeio.

Entre as novidades, estão os arquivos falados de O labo bom da vida, Faça acontecer, Diário de um Banana, Teorema Katherine e Tribo Adolescente. E por meio dos DVD’s é possível ter acesso a temas diversificados, como dança, arte, história, matemática, ciências e orientação sexual.

Para a bibliotecária Marli Zoratto dos Santos, a diversidade do acervo é um incentivo para que o deficiente visual se interesse pela leitura e amplie seus conhecimentos. “Esse público tem os mesmos direitos à informação de uma pessoa que enxerga. Por isso, devemos colaborar para que tenham contato com materiais literários para seu prazer, crescimento intelectual e profissional”, explica a bibliotecária.

Louis Braille

Louis Braille (jovem cego francês) foi o responsável por desenvolver, há quase 200 anos, o Sistema Braille. A escrita e leitura por pontos em relevo facilitou o acesso à informação, cultura e entretenimento a pessoas que não enxergam.

21 mil livros

Além do material dedicado aos deficientes visuais, a Biblioteca Municipal “Profª Zulmar Zuleika Turcatto Maraccini” possui um acervo com mais de 21 mil títulos, entre clássicos da literatura nacional e internacional, livros didáticos, infanto-juvenis, infantis e best-sellers. E também disponibiliza revistas e jornais de circulação na região e no estado.

Serviços

Para fazer empréstimos basta fazer uma carteirinha de sócio. É necessário apresentar comprovante de residência e uma foto 3×4. “Cada pessoa pode levar até cinco livros, que devem ser devolvidos em 15 dias”, explica Marli.

A Biblioteca Municipal “Profª Zulmar Zuleika Turcatto Maraccini” está localizada no prédio do Espaço Cidadania, na Av. Ipiranga, nº 151, Centro.