Formatura encerra curso de panificação, confeitaria e chocolateria

Desenvolvimento Social - Destaques
43 alunos aprenderam a fazer pães, bolos e vários tipos de doces
O Fundo Social de Solidariedade de Várzea Paulista fez, em sua sede, a formatura dos 43 alunos de panificação, confeitaria e chocolateria, na tarde da última sexta-feira (28). O curso foi realizado em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social. Os formandos foram diplomados, homenageados, assistiram a uma apresentação musical e receberam incentivos do prefeito Juvenal Rossi e demais autoridades presentes. O objetivo foi reconhecer o esforço de quem concluiu os seis meses de aulas.

A presidente do Fundo Social, Ângela Rossi, fez questão de parabenizar os formandos e incentivá-los a continuar a buscar novos cursos da entidade. “Espero que não seja só este certificado” – encorajou – “vocês foram guerreiros”.

A supervisora de Desenvolvimento Social, Cássia Herrera deixou claro que o curso atingiu os objetivos esperados, de acordo com o que foi planejado pela atual administração. Os formandos puderam aprender e fazer novas amizades, em um novo espaço de convívio. “O projeto alcançou, depois de seis meses, aqueles objetivos que nós pensamos lá no começo”.

O prefeito Juvenal Rossi fez questão de valorizar a iniciativa da realização do curso, dado seu caráter humanitário. Os avanços pessoais e profissionais dos alunos ajudam a criar um vínculo com a cidade. Essa empatia é muito importante, segundo ele, para melhorar a qualidade de vida da cidade e contribuir com a administração pública. “É possível a gente sonhar e fazer as coisas diferentes no nosso município”.

O gestor destacou que a cidade tem tido conquistas importantes em razão da mudança de comportamento da população e do bom trabalho dos servidores públicos. “Quem está fazendo a diferença nesta cidade são as próprias pessoas”, declarou.

A professora Alda Félix da Silva, conhecida pela empolgação nas aulas, ressaltou o respaldo dado pelo Fundo Social, durante o curso. Os alunos sempre puderam sentir os sabores e texturas dos alimentos, algo essencial ao aprendizado, segundo a docente, confeiteira há 20 anos.  As receitas foram de custo acessível e houve espaço para outras disciplinas. “Trabalhamos também com as partes da cidadania e autoestima”, explicou.

Alda reconheceu a dedicação dos formandos e o aprendizado obtido em cada uma das aulas. “Muitas alunas chegaram aqui sem conhecimento de nada”, revelou.

Esforço recompensado

Ivanilda da Silva dificilmente fazia coisas diferentes aos seus filhos, por não ter autoconfiança e criar três crianças sozinha. Graças ao curso, ela revelou fazer bolos e outros confeitos diferenciados, dentro do lar e também para ter uma renda extra. “Eu não acreditava em mim” – revelou – “sou muito grata a vocês”.

Matheus Aleixo ficou sabendo das aulas por uma amiga e também gostou bastante do que aprendeu. O jovem de 18 anos não descarta usar os conhecimentos no
mercado de trabalho. “Dá para utilizar (o aprendizado) profissionalmente”.

Novas oportunidades

O Fundo Social está com inscrições abertas para mais interessados pelo curso de panificação, confeitaria e chocolateria. É necessário ter 18 anos completos, ser alfabetizado e residir em Várzea Paulista.

Para se inscrever, é preciso levar RG e comprovante de residência originais à sede da entidade, na Rua Pedro Poloni, 36 – Centro (ao lado da Prefeitura). Para eventuais dúvidas, o telefone é 4596-9660.