Projeto Xadrez na Escola é referência em evento da Undime

Esporte e Lazer - Destaques

O xadrez varzino se destacou entre os 40 projetos melhor avaliados. A disseminação do jogo é crescente no município

O projeto “Jogada Certa”, implantado em Várzea Paulista em março de 2010, é uma iniciativa que tem rendido bons resultados para o município. Prova disso é a colocação que recebeu em um dos eventos da Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), promovido em parceria com o Instituto Paulo Freire. Desta vez, 300 projetos pedagógicos foram propostos por diversas cidades e a iniciativa da rede municipal de Várzea Paulista ficou entre as 40 melhores avaliadas.

Segundo Carina Moraes, coordenadora pedagógica de áreas específicas, responsável pelo Projeto Jogada Certa, desenvolvido nas escolas municipais, essa conquista significa a valorização da iniciativa. “No encontro nós podemos socializar nossa visão do ensino do xadrez, que é diferenciada, despertando diversas áreas. Nosso projeto central não é fechado, por isso, permite criatividade para criação de jogos e consequentemente um encantamento dos participantes. Isso é o que dá destaque ao projeto e nos torna uma referência”.

Ela enfatiza também que o município desenvolve a prática como uma ferramenta pedagógica ampla. “O xadrez não é utilizado apenas para auxiliar no processo de raciocínio lógico, de resolução de problemas matemáticos, por exemplo. O xadrez aqui proporciona também condições para que o aluno tenha desenvolva a noção de espaço, que faça a diferenciação das cores, porque existe um trabalho com os opostos. Os professores realizaram trabalhos referentes a linguagem, alguns desenvolveram peças de teatro para dinamizar as atividades.

Outro importante momento para o projeto de xadrez desenvolvido nas escolas foi vivenciado pelas crianças da rede municipal de ensino de Várzea Paulista em agosto, quando os estudantes participaram do Torneio Aberto de Xadrez de Jundiaí, realizado nas dependências do Ginásio de Esporte Dr. Nicolino de Luca (Bolão).

Carina destaca que na ocasião também foi um avanço a premiação dos alunos, Gustavo D. Almeida Silva, que ficou em primeiro lugar, e Wester Barbosa Affonso, em segundo, ambos da EMEF Palmyra Aurora D’Almeida Rinaldi. “Nesta oportunidade, foi adotado o sistema suíço, no qual todos os participantes jogam primeiramente entre si, para depois disputarem dentro de suas categorias. Isso fez com que nossos estudantes do fundamental jogassem com adultos experientes e essa colocação é um motivo de muito orgulho para a cidade e para os pais”.

Outro ponto positivo apontado pela coordenadora é a proposta do projeto, que é de disseminar a prática do jogo no município. Ela conta que atualmente três turmas de 30 professores passaram por uma formação que o capacitaram para serem multiplicadores do Xadrez. “Todas as unidades escolares têm professores participando das capacitações, e, todas as vezes que citamos o xadrez gigante nas escolas, os alunos ficam entusiasmados, querem jogar, sentem-se estimulados. Assim, a prática está sendo difundida”.

Undime

A Undime, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, é uma entidade nacional localizada em Brasília, que reúne os dirigentes municipais. É uma associação civil sem fins lucrativos e autônoma. A partir da capital brasiliense, a entidade comanda a rede de participação de seus afiliados e parceiros, dando destaque às ações que tenham por objetivo principal a formulação de políticas educacionais.

A associação está voltada ao tema da educação pública desenvolvida nos municípios brasileiros, no âmbito infantil e também na educação de jovens e adultos. Temas como desenvolvimento profissional de docentes, alfabetização, gestão democrática, políticas públicas locais, articulação com a sociedade, a família, a criança e o jovem, são trabalhados frequentemente.

Por meio da Undime, as secretarias municipais de educação podem estabelecer redes solidárias de troca de informações e experiências. A entidade fomenta e apoia interesses da educação municipal, integrando seus representantes no processo decisório do setor educacional, levando para cada município o debate regional e nacional.