Translado de Restos Mortais
O que é o serviço?
Autorização para exumação e translado de corpos ou restos mortais. A exumação é o ato de retirar restos mortais humanos da sepultura. A exumação pode ser administrativa, para fins de mudança ou desocupação de sepultura ou por determinação judicial.
Quem pode solicitar?
O solicitante deverá abrir um processo administrativo no Serviço Funerário Municipal. A documentação será avaliada e posteriormente será emitida a autorização para o translado ou exumação.
Documentação necessária e/ou requisitos
Formulário – Requerimento Padrão;
Autorização assinada pelo delegado;
Certidão de Óbitos;
RG;
CPF;
Cópia da CNH do Condutor ( caso o translado seja feito por conta própria).
Principais etapas
Após dar entrada no Setor de Protocolo, será encaminhado a documentação para o Setor de Administração de Cemitério, onde será analisado a solicitação que terá o deferimento ou indeferimento, dentro do prazo de 30 dias.
Sendo deferido o responsável deverá agendar o dia e horário do translado diretamente com a Administração do Cemitério e também com o Cemitério onde irá receber os restos mortais, para, assim, proceder a transferência.
Prazo
O prazo mínimo para a exumação de corpos é de 3 (três) anos, contados da data do óbito, e 2 (dois) anos no caso de criança até a idade de seis anos, inclusive. A exumação de corpos pode ser autorizada, previamente, pela autoridade sanitária, quando há interesse público comprovado ou nos pedidos de autoridade judicial para instrução de inquéritos.
Taxas e tarifas
R$ 243,18
Unidade responsável
UNIDADE GESTORA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA URBANA E OBRAS PÚBLICAS
Formulários
–
Legislação
Decreto 5106/15
Ver Tabela III, item I do Decreto 5106/15
Atendimento
Endereço
Rua João Povoa, 97 – Jardim do Lar
Várzea Paulista – SP – 13220-224
Setor de Protocolo: Facilita
Telefone(s)
(11) 4596-9645
Email(s)
infraestrutura@varzeapaulista.sp.gov.br
Horário de Atendimento
De segunda a sexta-feira
Das 08h30 às 16h30
Responsável
Renato Germano
Serviço Digital
Clique aqui.