Integrantes conheceram detalhes do projeto de ampliação da estação e construção de duas novas linhas; projeto moderno prevê ganhos operacionais, mas respeita a estrutura da Estação Histórica

Na última quinta-feira (24), a Unidade Gestora Executiva Municipal de Cultura e Turismo de Várzea Paulista sediou um encontro com a Comissão Municipal de Patrimônio Cultural, para apresentar e analisar, junto dos membros presentes, o projeto de ampliação da Estação Ferroviária e construção de duas ferrovias. A obra, em fase de licenciamento, será realizada pela empresa MRS Logística (concessionária de terras federais ligadas à linha férrea que corta a cidade), junto dos Governos Federal e Estadual, sob o acompanhamento da Prefeitura. Na sexta-feira (25), a Prefeitura levou apontamentos, levantados no encontro, a uma reunião com o Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo).
Segundo o gestor executivo municipal de Cultura e Turismo, William Paixão, o intuito da reunião com a comissão foi compartilhar as informações e garantir que as memórias da estação e de seu entorno serão preservadas.
Paixão explicou a necessidade de que a comissão conheça bem o que foi projetado e que possam fazer seus apontamentos. Após a conversa, os apontamentos realizados foram levados a uma reunião do gestor e do gestor executivo municipal de Governo e Administração, Frederick Merten, com representantes do Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo), na última sexta-feira (25). Cabe ao órgão estadual a responsabilidade por emitir o documento que oficializa o licenciamento da obra sem objeções culturais, turísticas e patrimoniais, uma vez que o bem é tombado nessa instância.
Outras conversas da Prefeitura com a Comissão Municipal de Patrimônio Cultural e uma visita técnica à atual estação, acompanhada pelo Condephaat, também estão previstas.

“Aqui em Várzea Paulista o respeito ao patrimônio histórico é levando a sério e as intervenções respeitarão integralmente a preservação da história ferroviária da cidade. A gente entende a importância do que está sendo proposto, o Município deseja essas mudanças e, como Unidade Gestora Executiva, sabemos que a estação trará ganhos para a cultura e turismo local. Da mesma forma, entendemos a importância de nos manifestarmos dentro desse processo, uma vez que o município precisa dar anuência para que o Condephaat faça a autorização das obras”, explica o gestor cultural.
Os representantes da Comissão presentes na reunião de quinta-feira foram: Denis Mizael Bueno, Josué Vieira Santana, Márcia Amorim Alves de Castro, Marco Antônio Perón e a coordenadora municipal de Patrimônio Cultural, Histórico e Turístico, Tânia Maura Gomes.
Reunião com órgão estadual assegura preservação
Após a visita ao Condephaat ficou clara a qualidade do projeto que entrega uma nova Estação para a cidade e preserva integralmente a história e a memória da ferrovia, tão importante para o desenvolvimento de Várzea Paulista.

O gestor executivo municipal de Governo e Administração, Frederick Merten, o encontro foi muito bem organizado e forneceu esclarecimentos bastante necessários e pertinentes. “A reunião foi muito boa, pois tivemos acesso a informações mais detalhadas sobre o processo de conservação do espaço. Também foram pautados outros pontos importantes a serem levados em conta para a preservação de nossa história, que vão além do patrimônio. Agora, aguardamos a evolução das conversas com a Comissão Municipal de Patrimônio Cultural e com a própria concessionária TIC Trens”, explica.
A reunião contou com a participação do arquiteto responsável pela análise do projeto da estação, Elizeu Marcos Franco, da coordenadora da UPPH (Unidade de Preservação do Patrimônio Histórico) da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa, Mariana de Souza Rolim, e do diretor técnico do Conselho, Amer Nagib Moussa Junior.
Mais sobre o projeto
As obras preveem que Várzea Paulista integrará uma nova linha, vinda da Estação da Barra Funda (capital paulista) com destino a Jundiaí. No trecho varzino, serão construídos 5,2 km de linha. A ampliação ainda incluirá a construção de uma nova passarela, uma nova plataforma e um novo saguão com mezanino, além de um espaço para a implantação do TIC (Trem Intercidades), que terá um eixo entre São Paulo e Campinas, um projeto do Governo Estadual a ser iniciado possivelmente neste ano, por meio da nova concessionária TIC Trens.
Entre as vantagens, estarão a geração de empregos; a segurança, pois a linha atual passaria a ser exclusiva para passageiros; e a menor necessidade de caminhões nas estradas, algo que diminuiria a necessidade de manutenções em rodovias.
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