Prefeitura realiza primeira Audiência Pública para Revisão do Plano Diretor

Com foco na qualidade de vida, sustentabilidade e crescimento econômico, o plano destaca a expansão de 62,8% da área ambiental protegida e o aumento de 50% da zona industrial. Próxima audiência ocorrerá no sábado (23)

Na noite de quinta-feira, (21), aconteceu a primeira audiência pública voltada à revisão do Plano Diretor de Várzea Paulista, promovida pela Prefeitura Municipal. O evento foi conduzido pelo gestor de Urbanismo e Habitação, Frederick Merten, que esteve acompanhado dos arquitetos e desenvolvedores do projeto, Pedro Taddei e Sânia Taddei.

A reunião teve como objetivo principal apresentar o novo plano, discutir ideias e colher sugestões da população para a atualização do Plano Diretor, projeto voltado para o planejamento urbano e o desenvolvimento sustentável do município. As audiências são uma oportunidade para que os cidadãos conheçam os avanços do processo de revisão e contribuam com suas demandas e perspectivas.

Ao abrir a audiência pública, após explicar para os presentes o que é o Plano Diretor, o gestor Frederick Merten, destacou a importância da participação população. “O objetivo da audiência pública é justamente que a população se manifeste e colabore no desenvolvimento e implantação dessa lei, tão importante para o desenvolvimento de Várzea Paulista para os próximos anos”, comentou.

O arquiteto e urbanista, Pedro Taddei, falou sobre como foi o planejamento e desenvolvimento do Plano Diretor. “Foi um trabalho realizado com muita cautela ao longo desses 18 meses. Foi baseado nos planos setoriais mais importantes da cidade, que nos forneceram as linhas mestras para o desenvolvimento de todo o projeto, focando na preservação do meio ambiente, mobilidade urbana e no desenvolvimento econômico e sustentável da cidade”, explicou.

Saiba mais sobre o novo Plano Diretor

O plano, que tem diretrizes de desenvolvimento urbano para os próximos dez anos, foi constituído em base de três importantes pilares: proteção ambiental, ampliação da área industrial e desenvolvimento turístico, visando garantir um desenvolvimento sustentável e estruturado da cidade.

Desde outubro de 2023, uma série de oficinas e pesquisas foram realizadas para identificar as demandas e potencialidades da cidade. A equipe técnica da Unidade de Urbanismo e Habitação, em parceria com a empresa especializada APTA – Arquiteto Pedro Taddei e Associados, realizou diagnósticos e análises para garantir que o plano atenda às reais necessidades do município.

Participe

A população de Várzea Paulista está convidada a participar da audiência pública para conhecer mais sobre o plano e contribuir com sugestões. O próximo encontro será realizado em:

                •             Sábado, 23 de novembro: CEMEB João Aprillanti – Rua Valentina de Castro, 397, Vila Santa Terezinha (9h às 12h).