Várzea Paulista faz parte do Escritório de Projetos da Região Metropolitana de Jundiaí

Urbanismo e Habitação - Destaques Destaques Notícias

Representantes dos sete municípios da região e do Governo Estadual discutirão questões regionais de forma colaborativa

Na última terça-feira (4), Várzea Paulista fez parte da reunião inaugural do Escritório de Projetos da Região Metropolitana de Jundiaí. O encontro contou com representantes das sete cidades que compõem a área metropolitana, além de membros do governo do Estado de São Paulo. O objetivo do grupo é abordar questões regionais de forma colaborativa, identificando desafios comuns e oportunidades de ação conjunta. Para isso, o escritório concentrará seus esforços em seis projetos prioritários, visando melhorar a qualidade de vida dos habitantes da região.

Entre os destaques estão a requalificação do Vale do Rio Jundiaí, que abrange a maior parte das cidades da região, a regularização fundiária e a produção de habitação de interesse social. Além disso, está em pauta a criação de um Sistema de Informações Municipais, a revisão das divisas municipais em áreas de conflito, a análise dos Planos Diretores levando em consideração a dimensão climática e, por fim, a implementação de um Sistema de Transporte Metropolitano.

O gestor de Urbanismo e Habitação de Várzea Paulista, Frederick Merten, fez parte do encontro e ressaltou que este é um momento ímpar na história da Região Metropolitana de Jundiaí. “A participação do Estado na organização inicial, com o apoio de seus profissionais atuando junto ao Escritório Técnico, e nós, em Várzea, e os demais municípios de nossa região metropolitana, já estamos organizados e trabalhando para que as discussões e soluções conjuntas possam resolver os problemas que nos acompanham há décadas”. Várzea Paulista será representada nas reuniões do Escritório de Projetos da Região Metropolitana de Jundiaí pela servidora de carreira, a arquiteta e urbanista Lurdes Falavini.