Residências ganham número para poderem contar com água encanada e coleta adequada do esgoto; etapa, que deve durar de um a três meses, é fundamental para chegada do asfalto
Nesta semana, tiveram início as ligações entre a rede pública de água e esgoto e as instalações das residências da Rua Ilha Bela, na Vila Real. Junto desse trabalho, é feita a substituição da placa de numeração provisória pela fixa, necessária para receber e pagar pelos serviços da Sabesp. Já são quase 50 casas contempladas e, nas próximas semanas, o serviço será realizado nas demais residências entre o início da Ilha Bela (divisa com a Marginal do Rio Jundiaí) e a Travessa Felicidade, nas vias da própria travessa e nas demais travessas entre a Marginal e a Felicidade. Além da maior qualidade de vida aos moradores, a conquista permite que, aos poucos, o Córrego Ilha Bela deixe de receber esgoto.
A benfeitoria histórica é fruto de uma parceria da Unidade Gestora Municipal de Urbanismo e Habitação de Várzea Paulista com a Sabesp, concessionária de saneamento básico da cidade.
Segundo o gestor municipal de Urbanismo e Habitação, Frederick Merten, após a conclusão das ligações de água e esgoto das aproximadamente 250 casas previstas, será feito o asfaltamento, serviço previsto no contrato entre a Prefeitura e o Governo Federal que já contemplou a canalização de partes significativas do córrego (uma das etapas de canalização foi concluída recentemente, em trabalhos gerenciados pela Unidade Gestora de Infraestrutura Urbana) e diversas pavimentações e outros serviços estruturais de reurbanização, em anos anteriores.
Os serviços para a conquista das instalações de saneamento básico fazem parte do programa de regularização fundiária municipal A Casa é Sua, o Sonho é Nosso. O objetivo da administração municipal é que todas as residências das vias públicas contempladas que não estão em áreas de risco possam ganhar a regularização fundiária. Assim, será possível deixar os imóveis como herança, ou vendê-los por exemplo. A Prefeitura pretende viabilizar essa regularização o quanto antes.
Para que cada residência possa ter a ligação de água e esgoto com a rede externa instalada pela Sabesp recentemente, é preciso que os moradores façam as instalações dentro dos imóveis. Nas próximas semanas, a Prefeitura e a Sabesp vão fazer visitas aos moradores que ainda não fizeram esse trabalho, para tirar dúvidas e prestar orientações, a fim de que o máximo número possível de munícipes aproveite a oportunidade. Anteriormente, a Sabesp já havia fornecido um treinamento anterior aos moradores locais para fazerem devidamente os serviços necessários dentro de casa.
Prefeito e moradores comemoram conquista
O prefeito professor Rodolfo Braga, claramente feliz e emocionado, acompanhou trabalhos desta quinta-feira (29) no local. O mandatário enalteceu o caráter de amor e acolhimento da administração municipal, muito bem simbolizado pela chegada da numeração predial e saneamento básico às residências. “Estamos acompanhando este momento histórico na Vila Real. Em parceria com a Sabesp, estamos numerando as residências. Queremos que todos possam ter água encanada e esgoto coletado. Isso é qualidade de vida e esperança”.
O morador Márcio Alves Belo, pastor evangélico, vive na Ilha Bela há 14 anos e Conta que lutou por essa benfeitoria, inclusive em reuniões com o vereador Valdecir, o prefeito professor Rodolfo Braga e a Sabesp. Ele comemora a conquista, que já valoriza os imóveis, e comenta o avanço que o asfaltamento, a ser feito após a conclusão das ligações de água e esgoto, trará aos moradores. “A situação vai melhorar para todo mundo. A via asfaltada facilitará levar o filho à escola, ir ao hospital ou mesmo permitir que o motorista de aplicativo venha até a residência, o que hoje não ocorre, por conta das condições da rua”, explica.
Valdecir Trevelin, trabalhador da construção civil, mora na Ilha Bela desde 2015. O morador ressalta que as melhorias são importantes para a valorização dos imóveis e espera que os demais moradores possam fazer a sua parte, concluindo as instalações dentro de casa, necessárias para a ligação com a rede externa. “O preço das casas muda. Tudo muda. Valoriza, né?”, afirmou.
Presenças
Também participaram do acompanhamento das obras a equipe técnica da Unidade de Urbanismo e Habitação que realiza visitas às residências e orientações, além de outros serviços fundamentais para as benfeitorias em andamento, além de diversas autoridades: o gestor executivo de Habitação e Assuntos Fundiários, Marcos Alexandre; o assessor de Regularização Fundiária e Planejamento Urbano, Josué Santana; o vereador Valdecir; o vice-prefeito Fernando Pasqualino; e os vereadores Dr. Eliseu Notario, Chico Spinucci, Alex Godoi, Giba Moraes e Elton Vargas.