Prefeitura realiza entrega de certificados do programa Qualifica Servidor

Jurídico - Destaques Destaques Gestão Pública - Destaques Notícias

As 40 formações foram realizadas entre 2021 e 2023, pela Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor, em parceria com Unidades Gestoras Municipais

Nesta segunda-feira (11), a Prefeitura de Várzea Paulista entregou os primeiros dos 2.606 certificados do programa Qualifica Servidor, fruto das 40 formações ofertadas entre 2021 a 2023, a servidores públicos efetivos e gestores de várias pastas municipais. Os cursos, que totalizaram 2.696 horas, foram realizados pela EGDS (Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor), em parceria com Unidades Gestoras Municipais. A solenidade foi realizada no auditório do Hotel Orquídea.

Entre os cursos realizados, estão: Trabalho Social com Famílias no Suas (Sistema Único de Assistência Social); Nutrição nas Creches; Rotinas Tributárias Municipais; Atendimento da Pessoa com Deficiência; A Importância da Alimentação nos Primeiros Anos da Vida; Saúde Mental em Tempos de Pandemia; e Orçamento Público (o prefeito foi um dos alunos).

As Unidades Gestoras Municipais envolvidas foram: Planejamento e Inovação; Segurança Pública; Gestão Pública; Educação; Saúde; Assuntos Jurídicos e Recursos Humanos; Desenvolvimento Social; Desenvolvimento Econômico; Governo e Administração; e Pessoa com Deficiência. A grande maioria dos certificados será entregue aos servidores, em seus departamentos.

O programa municipal tem como objetivo principal valorizar e incentivar os servidores públicos, para proporcionar atendimentos humanizados e acolhedores.

A Unidade Gestora Municipal de Assuntos Jurídicos e Recursos Humanos tem agido, desde 2021, para planejar e aumentar a oferta de cursos que façam a diferença no dia a dia e possibilitem até mesmo progressões de mérito aos profissionais. A ideia é que eles continuem a ser aplicados nos próximos anos, de maneira contínua.

A gestora municipal de Assuntos Jurídicos e Recursos Humanos, Dra. Florenides Gaino, afirmou estar honrada em participar da consolidação de uma meta do governo professor Rodolfo Braga e parabenizou os gestores e servidores formandos. “Gostaria de agradecer ao prefeito pela oportunidade de fazer parte dessa iniciativa tão importante, de valorizar o servidor. Agradeço aos servidores, em especial o EGDS, hoje representado pela Ana Letícia (pedagoga da EGDS e uma das principais organizadoras dos cursos)”, complementou.

Trabalho reconhecido

O prefeito professor Rodolfo Braga também reconheceu o empenho de Ana Letícia. O mandatário ainda lembrou a importância de que os servidores possam se autoavaliar e aproveitar as oportunidades de se capacitarem. Por também ser professor e valorizar a educação, ele se mostrou realizado com a chance de concluir novas formações, com o início da entrega dos certificados. “O Qualifica Servidor também proporciona valorização remuneratória, mas traz, principalmente, qualificação pessoal e profissional, que vai pra toda a vida e reflete no atendimento aos munícipes e até no trato com o próximo, na vida pessoal. Quem busca aprendizado busca um futuro melhor”, afirmou.

O prefeito ainda enalteceu o trabalho desempenhado na educação, que atualmente promove um ensino aliado à tecnologia e tem outras ações de destaque.

O vice-prefeito da cidade, Fernando Pasqualino, ressaltou o olhar acolhedor e motivador que o prefeito tem para com os servidores públicos. A valorização que Braga quer fornecer também visa a um atendimento cada vez mais qualificado e humanizado à população.

O gestor municipal de Governo e Administração e interino de Saúde, João Paulo de Souza, informou o objetivo de qualificar ainda mais os servidores consta até mesmo do atual plano de governo, por ser uma firme vontade do prefeito. Souza demonstrou gratidão pela realização dos cursos e lembrou o destacou pagamento de progressões de mérito atrasadas, feita pela administração, no atual mandato. “Era um direito dos servidores, mas foi o professor Rodolfo quem tomou a iniciativa de pagar essas pendências”.

Participações

A solenidade também contou com a participação da gestora executiva municipal de Administração Pessoal, Charlene Bueno Mello, e do o presidente da Câmara Municipal, Dr. Eliseu Notário, entre diversas outras autoridades municipais.