Várzea Paulista ganhará investimentos na linha férrea

Prefeito Destaques Governo e Administração - Destaques Notícias Planejamento e Inovação - Destaques Urbanismo e Habitação - Destaques

Prefeito se reuniu com membros da empresa MRS Logística para discutir projeto que deve ter início em 2025

Na tarde desta terça-feira (23), o prefeito professor Rodolfo Braga recebeu em seu gabinete, membros da MRS Logística, empresa tradicional no segmento de transporte de carga por linha férrea, para discutir em detalhes a apresentação do projeto de segregação da nova malha ferroviária que passará por Várzea Paulista e região. A iniciativa vem sendo desenvolvida em parceria com o Governo Federal.

O projeto oferece uma linha exclusiva para transporte de carga, o que deve gerar um impacto altamente positivo na mobilidade do município (de carga e passageiros), aquecer de forma significativa a economia e o aumento da geração de renda e empregos na cidade. Além disso, as obras favorecerão outro projeto que vem sendo trabalhado em união com o Governo Estadual: o Trem Intercidades (TIC) que ligará São Paulo a Campinas e passará por Várzea Paulista.

Segundo o prefeito professor, Rodolfo Braga, o projeto de segregação contará com a ampla reforma e modernização da estação ferroviária. “O projeto tornará a nossa estação mais acessível, moderna e inclusiva, totalmente adaptada às necessidades atuais da população”, explicou o prefeito.

Segundo a MRS, as obras devem começar em Várzea Paulista em meados de 2025 com prazo de entrega para 2027. Ainda de acordo com os representantes da empresa de Logística, serão 5,2 km de obras e benfeitorias em Várzea Paulista (no total, 11 km na região). Ao todo, o governo federal investirá R$ 2,1 bi em obras de segregação das linhas férreas – obras divididas em etapas – que vão de São Paulo à Campinas.

Também estiveram presentes na reunião, o gestor de Governo e Administração e gestor interino de saúde, João Paulo de Souza, a gestora de Planejamento e Inovação, Carla Medeiros, e o gestor de Urbanismo e Habitação, Frederick Merten.