Várzea Paulista sedia 1ª reunião ordinária de Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana

Planejamento e Inovação - Destaques Destaques Governo e Administração - Destaques Meio Ambiente - Destaques Notícias Urbanismo e Habitação - Destaques

Entre os temas, estiveram as modalidades de composição dos fundos de desenvolvimento metropolitano e a apresentação preliminar de um projeto do Vale do Rio Jundiaí

A 1ª reunião ordinária do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Jundiaí debateu, com a presença de diversas autoridades estaduais e dos sete Municípios que compõem o grupo, temas importantes como as formas de compor fundos de desenvolvimento metropolitano e um projeto estratégico preliminar do Vale do Rio Jundiaí. Várzea Paulista sediou o encontro, no Hotel Orquídea, na manhã desta terça-feira (12). A região também inclui Campo Limpo Paulista, Jarinu, Itupeva, Louveira e Cabreúva.

Também foram deliberadas as sete Câmaras Técnicas Temáticas, destacando-se a de Planejamento Urbano Integrado, criada após debates anteriores que contaram inclusive com a contribuição da sociedade civil; cada uma abordará um diferente campo de trabalho fundamental para o desenvolvimento integrado da região. Ainda houve espaço para o debate de um edital de chamamento da sociedade civil, que ampliará sua participação.

Para o prefeito professor Rodolfo Braga, vice-presidente da Região Metropolitana de Jundiaí, é uma grande honra para o município receber os representantes do Conselho e os prefeitos da região. “Somos cidades independentes, mas que dependem uma da outra. Nossa cidade é pequena em território, mas grande em densidade demográfica e desenvolvimento, com mais de 2 mil empresas”, relatou. “Que hoje possamos discutir regionalmente os avanços, e peço que, entre as pautas debatidas, tenhamos atenção ao abastecimento básico”, afirmou.

O subsecretário estadual de Desenvolvimento Desenvolvimento Urbano, José Police Neto, contribuiu com todos os debates e estimulou o trabalho estratégico e conjunto. “Hoje, temos a capacidade de reunir nossos técnicos e, ao invés de investir em um município, olhar para os sete municípios. Tivemos um longo tempo de estudo para formar essa Câmara Temática (de Planejamento Urbano Integrado) e pudemos contar com a participação da sociedade civil”.

Neto também destacou a importância da câmara na busca de parceiros e investimentos que permitam robustez financeira, algo que agilizará os trabalhos desejados. Nesse sentido, pensar o Vale do Rio Jundiaí também é muito prudente e permitirá estabilidade e tranquilidade no abastecimento e em outras questões relacionadas ao seu manancial. “Isso é importante para que possamos buscar parceiros nacionais e internacionais, para trabalhar as áreas de várzea do Rio Jundiaí, que envolve tantas cidades, e assim, desenvolver cada vez mais a sua condição natural, além de minimizar as preocupações contra os alagamentos e desabastecimento, pensando na segurança hídrica dos sete municípios da Região Metropolitana de Jundiaí”.

Também foram debatidos os próximos passos, entre os quais duas reuniões do conselho, em Louveira, nos dias 10 e 11 de outubro. A Região Metropolitana de Jundiaí será uma das representadas no Circuito Urbano, realizado pelo ONU-Habitat (Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos, no mesmo mês, que vai debater formas de melhorar a qualidade de vida em áreas urbanas, com representantes de mais de 30 cidades de diversos países. A região administrativa poderá expor, de forma virtual, suas experiências e demandas. Mais informações sobre esses debates internacionais em: https://www.circuitourbano.org/.

Participações

Também estiveram presentes os prefeitos de Louveira, Estanislau Steck; Jarinu, Debora Cristina do Prado Belinello; e Itupeva, Marco Antonio Marchi. Diversas outras autoridades estaduais também participaram: o coordenador da Subsecretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado, Carlos Alexandre Mêses; o assessor especial de Planejamento da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado, Eduardo Trani; a diretora de Planejamento e Desenvolvimento Urbano da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano), Maria Claudia Pereira de Souza; e a superintendente da CDHU, Mônica Bartié Rossi.

Outros administradores públicos de Várzea Paulista presentes foram os gestores municipais de Governo e Administração, João Paulo de Souza; Meio Ambiente, Peterson Afonso; Planejamento e Inovação, Carla Medeiros; e Urbanismo e Habitação, Frederick Merten.