Cemeb Prefeito João Aprillanti ganha sala especial e trabalhos voluntários após parceria da Prefeitura com a Vrio

Destaques Educação - Destaques Notícias

Programa Escola Plus disponibiliza canais da Sky e prepara professores municipais para usar conteúdo dos canais como ferramentas de aprendizado

Esta quinta-feira (11) ficará marcada na história da escola municipal Prefeito João Aprillanti (Vila Santa Terezinha). Pela primeira vez, um trabalho voluntário de tamanho impacto é realizado no local. Graças ao programa Voluntariado Escola Plus, do grupo Vrio (que administra a operadora Sky no Brasil), viabilizado em Várzea Paulista após a parceria feita pela empresa com a Unidade Gestora Municipal de Educação em 2021. Mais de 30 voluntários da companhia e empresas parceiras foram fundamentais para vários trabalhos na área externa da escola, sobretudo a reforma do contêiner que será usado para uma sala multiuso com TV e acesso aos conteúdos da Sky.

Entre os serviços prestados à unidade escolar, estiveram os reparos no jardim vertical, serviços de marcenaria da mobília que será usada na sala, trabalhos de jardinagem, reforma dos brinquedos infantis e pintura do corrimão.

A sala, novo local onde será possível assistir aos conteúdos disponibilizados pela Sky e do DGO (serviço de streaming da operadora), além de permitir que um número maior de alunos consiga acessar com facilidade esses materiais — o ponto instalado em 2021 ficava em uma sala específica, anteriormente —, estará adaptada para pessoas com dificuldades de locomoção, como, por exemplo, cadeirantes.

A diretora da escola, Patrície Veraldi, estava radiante quando se iniciaram os serviços. Ela conta que a escola foi uma das 11 unidades escolares municipais varzinas que participam do programa (todas as que fornecem o Ensino Fundamental — dos Anos I a V) a se inscreverem para receber os serviços voluntários. Após ter descrito minuciosamente os serviços com os quais esperava contar, em especial a revitalização do contêiner, a profissional ficou bastante satisfeita quando soube que a escola seria a contemplada desta vez, uma vez que atendeu aos critérios que a companhia queria, entre os quais o principal era a condição de ter um espaço viável para maximizar o número de alunos com acesso aos conteúdos disponibilizados pela Sky, seja pelos canais em si ou mesmo o canal próprio da Sky com materiais próprios para o programa.

“Eu apontei as necessidades, o que achava legal. Nosso foco era o contêiner (adquirido pela Prefeitura), onde queríamos fazer essa sala. E aí deu certo. A resposta positiva da empresa veio há cerca de um mês. Adorei o projeto, porque contemplou a nossa ideia, muito bem detalhada na proposta que enviamos à empresa”, relatou.

“Como teremos bancadas dobráveis, poderão ser usadas para os momentos de escrita e, quando a proposta for outra, nós as dobraremos e as crianças poderão ficar no chão, coberto por um material adequado, para fazermos roda de conversa, assistir a TV, etc.”, complementa a diretora.

Segundo a líder de Responsabilidade Social da Sky, Ana Lucia Maestrello, a empresa está treinando os docentes das 11 escolas municipais participantes do programa para poder usar bem os conteúdos nas aulas. “A gente dá uma formação aos professores, para que tenham uma visão da TV como recurso educativo. A formação está sendo iniciada, de forma que os planos de aula se adequem à programação, gravando, por exemplo, documentários, partidas esportivas ou outros materiais que contribuam para o aprendizado. A gente traz para o aluno a visualização da matéria que estão vendo no livro ou na internet”, declarou a administradora. “A importância do recurso televisivo é trazer proporção e noção melhor da realidade. É o nosso produto que estamos levando a favor da educação. Essa é a importância do programa”, complementou.

Dia histórico

O gestor executivo municipal de Educação, Geraldo Spolli, destacou a importância de parcerias como essa para deixar verdadeiros legados à escola e pessoas que as utilizam, pelos ganhos que representam ao patrimônio e ao aprendizado, inclusive por permitir novas formas de aprendizado. “A gente trabalha por uma comunidade melhor. O povo vê isso. Os pais vão ver isso no futuro e dizer: ‘Olha, essa escola faz parte da minha vida, tem identidade. Houve um programa do Sky que passou por aqui, fez a diferença’”, afirmou.

“O voluntariado dentro da escola faz toda a diferença, não só para os voluntários, mas também para as crianças e comunidade escolar; e não só na estética, mas para as crianças e quem se voluntaria ter uma emoção e vivência melhores. A beleza não vem só da estética, mas também do interior de cada um que está participando aqui. Parabenizo cada um e que essas ações continuem sendo reproduzidas em outros municípios. Várzea paulista está de braços abertos para vocês”, finalizou o gestor. O programa é realizado em 12 cidades da região e diversas outras cidades. Iniciativas parecidas são feitas pela Vrio em toda a América Latina, contemplando escolas da educação básica.

Entre os voluntários, estava o próprio presidente da Sky, Gustavo Fonseca. Ele enalteceu a importância de se voluntariar e fazer a diferença na sociedade e ser extremamente gratificante para quem se coloca a serviço. O executivo relembrou um período no qual atuou como professor de inglês voluntário, em Capão Redondo, bairro de São Paulo com grande quantidade de pessoas em vulnerabilidade social. “Uma vez traduzi uma música do Backstreet Boys com as crianças e uma menina disse que aquilo faria uma grande diferença para ela, porque, a partir dali, saberia o que estava cantando. Trabalhos simples a favor de pessoas vulneráveis socialmente podem fazer grande diferença na vida delas”, exemplificou.

A diretora pedagógica municipal de Educação, Glauce Parazzi, também prestigiou os trabalhos.