Unidade Gestora de Meio Ambiente inicia campanha contra queimadas

Meio Ambiente - Destaques Segurança Pública - Destaques

Período de estiagem aumenta riscos de queimadas. Operação vai focar em todas as áreas com vegetação na cidade

Nesta segunda-feira (08), a Unidade Gestora Municipal de Meio Ambiente de Várzea Paulista, em parceria com a Defesa Civil e a Guarda Civil Ambiental da cidade, deu início à campanha anti-queimadas na cidade.

O clima seco favorece os riscos de queimadas nas regiões com vegetação e matas. Sendo assim, foram implantadas duas placas na região do Sítio do Mursa, onde há muitos focos de incêndio.

O gestor municipal de Meio Ambiente, Peterson de Ávila, informou como será a ação durante todo o período de estiagem. “A ação está em conjunto com todas as unidades do município. Então, estão sendo feitas campanhas de conscientização nas escolas, COMDEMA (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente) e associações de bairros. Queremos diminuir os índices de queimadas nessas áreas a fim de preservar nosso meio ambiente”, explicou.

Sobre a ação

Ao todo, serão instaladas 35 placas nas regiões do Mursa, Jardim Gauchinha, São Guido, Parque Chico Mendes, Chácara Santa Marta, Jardim Paulista, Cidade Nova ll e vai se estender por todas as áreas com vegetação e matas no município.

O coordenador da Defesa Civil de Várzea Paulista, Cristiano Vargas, ressaltou a importância de a população colaborar com os órgãos competentes e não colocarem fogo em lotes e terrenos em nenhuma hipótese, pois isso configura crime ambiental. “Qualquer fagulha pode vir a se tornar um incêndio. Então, orientamos a população a não colocar fogo em lotes e terrenos com fins de limpeza. Se ficarem com dúvidas a respeito de descarte, entrem em contato com o Ecoponto ou com a Unidade Gestora de Meio Ambiente”.

Para marcar o início da campanha, estiveram presentes na ação também, agentes de trânsito e guardas-civis ambientais.

Como posso ajudar?

Caso precise descartar materiais de seu terreno, a cidade conta com o Ecoponto, para que seja realizado o descarte correto e consciente. Caso presencie algum incêndio, entre em contato com a Defesa Civil (199), Corpo de Bombeiros (193) e Guarda Municipal (153), a denúncia pode ser feita de maneira anônima, 24 horas por dia.

O Ecoponto funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 12 horas e das 13 às 16 horas, e aos sábados, das 7 às 12 horas. Clique aqui e veja o que pode ser descartado e outras informações. O telefone da Unidade de Meio Ambiente é 4606-8666 — o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas; outros meios de contato e informações sobre a unidade estão disponíveis aqui.