Prefeitura e EE Prof.ª Lavínia Ribeiro Aranha promovem palestra sobre patrimônio e memória da região

Cultura e Turismo - Destaques Destaques Notícias

Diretor de Gestão do Espaço Expressa de Jundiaí, William Paixão, abordou a preservação cultural dos patrimônios históricos e motivou alunos a criarem olhar de carinho por esses espaços

A tarde desta sexta-feira (31) foi bem diferente para 40 alunos do ano final do Ensino Médio da Escola Estadual Prof.ª Lavínia Ribeiro Aranha (Jardim Bertioga). O diretor do Espaço Expressa de Jundiaí (antigo Complexo Fepasa), William Paixão, abordou o patrimônio e a memória de Várzea Paulista e região, buscando mostrar a riqueza patrimonial dessas cidades e estimular o carinho dos jovens por esses importantes espaços.

O bate-papo foi promovido pela Unidade Gestora Municipal de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo de Várzea Paulista, dentro do projeto CapaciArte do Observatório da Juventude, em parceria com a própria unidade escolar, que possui um programa de observação e conservação do patrimônio material e imaterial.

“Viemos falar um pouco dessa política de preservação, que hoje está sendo bastante discutida, e mostrar a eles que, sim, todos os municípios contam com espaços patrimoniados de memória. Basta que eles mudem o olhar, para entender que toda cidade tem uma história, assim como o bairro e a região. Queremos trazer um pouco do universo dessa política cultural voltada ao patrimônio histórico, além do olhar carinhoso para o patrimônio, e contribuir de uma certa forma para a sensação de pertencimento à cidade, à região”, explica o diretor.

“Falar de patrimônio histórico é urgente, pois é algo ligado à nossa história, cultura, família. Está ligado inclusive àquilo em que acredito como cidadão”, afirma Paixão.

O coordenador pedagógico da escola, João Kennedy Almeida Santos, ressalta a importância de trazer profissionais atuantes no mercado, para fornecer um conhecimento mais concreto e aplicado aos alunos. Segundo ele, além das parcerias já realizadas com a unidade gestora, outras virão.

O diretor administrativo de Cultura e Turismo, Bruno Fonseca, que desenvolve o projeto municipal CapaciArte, e a gestora executiva municipal de Cultura, Renata Câmara, também participaram da ação.