Prefeitura e Sabesb realizam projeto para levar água encanada e tratamento de esgoto à rua Ilha Bela

Destaques Notícias Urbanismo e Habitação - Destaques

Moradores da via, localizada na Vila Real receberão capacitação e hidrômetros gratuitamente

A Prefeitura de Várzea Paulista, por intermédio da Unidade Gestora Municipal de Obras e Urbanismo, em parceria com a Sabesp, está promovendo o programa “Viva Real” para atender os moradores da Rua Ilhabela, na Vila Real. A finalidade da iniciativa é promover a melhoria da qualidade de vida e ambiental dos cidadãos, regularizando as ligações de água e esgoto das moradias lindeiras ao córrego Ilha Bela, garantindo o serviço básico de acesso à água potável e encanada. Além de evitar o lançamento de esgoto no córrego.

A benfeitoria é possível devido à realização do cadastramento social das famílias, que ocorreu no segundo semestre de 2022. Com isso, foram atribuídas numerações às residências, o que permite a solicitação de instalação dos hidrômetros individuais. Esta fase do projeto abrange as residências localizadas na Rua Ilhabela e vielas entre as Ruas Capivari e Felicidade.

Pré-Requisitos para a solicitação de Água à Sabesp

Os munícipes já cadastrados da Rua Ilhabela que desejarem solicitar a ligação de água à Sabesp deverão realizar um curso de capacitação oferecido pela Sabesp, para assim, receberem a Certidão de Numeração Predial (atribuída às residências do lado esquerdo da rua) ou a Autorização Precária (atribuída às residências do lado direito da rua, lindeiras ao córrego). Esse curso possui duas modalidades, a presencial e a online, e o munícipe optará pela modalidade desejada. O curso presencial está sendo ministrado no Centro Comunitário Vila Real, em Várzea Paulista, nos dias 14, 16, 27 e 29 de março, com duração de 45 minutos cada turma.

Para participar do curso, o interessado deve se dirigir até o Centro Comunitário e realizar sua inscrição. Caso opte pela modalidade online, o interessado deverá acessar o link que será divulgado pela Sabesp e, após a realização da capacitação, receberá o certificado. A capacitação online é um curso profissionalizante com emissão de certificação, válido como curso extracurricular, no qual o participante poderá utilizar a formação na composição de seu currículo.

Entrega das certidões de numeração predial e autorizações precárias

Após a realização do curso, o munícipe já poderá retirar sua Certidão de Numeração Predial ou Autorização Precária com um representante da Prefeitura de Várzea Paulista, em local e data a definir.

Solicitação de Água à Sabesp

A Sabesp realizará plantões para atender às solicitações de ligação de água no Centro Comunitário, localizado na Rua Bilak, 233 – Vila Real, Várzea Paulista, nos dias 23, 24, 30 e 31, das 9h às 15h. É necessário apresentar os seguintes documentos: Certidão de Numeração Predial ou a Autorização Precária; RG e CPF.

Tais documentos devem ser apresentados tanto originais, quanto uma cópia simples de cada um deles.

Os solicitantes que não conseguirem comparecer ao plantão de atendimento nas datas informadas para realizar a solicitação poderão, posteriormente, se dirigir à Unidade da Sabesp, na Rua Guarova, nº 501, Jd. Das Palmeiras ou entrar em contato pelo número de Whatsapp (11) 95158-1983.

Importante

Tanto o curso de capacitação, quanto os hidrômetros serão fornecidos gratuitamente e a tarifa cobrada pela Sabesp sobre a conta de água se enquadrará na Tarifa Social após realizar o cadastro e preenchimento de questionário socioeconômico junto a Sabesp. Não será cobrada a instalação, mas as infraestruturas necessárias para instalação deverão ser feitas pelo proprietário.