Programa Criança Feliz atende famílias varzinas com visitas que estimulam desenvolvimento infantil e vínculos

Desenvolvimento Social - Destaques

Meta é que ao menos 200 famílias de Várzea Paulista possam ser contempladas pelo programa federal, realizado com o apoio da administração municipal

Várzea Paulista já tem 114 famílias atendidas pelo programa federal Criança Feliz, cujas ações são realizadas na cidade com o apoio da Prefeitura. O município possui uma equipe de visitadoras que semanalmente acompanham as famílias que têm crianças, com atividades para desenvolver os pequenos de até 5 anos e 11 meses e buscar fortalecer os vínculos entre o cuidador (parentalidade) e a criança. Gestantes cadastradas também recebem visitas quinzenais do programa (atualmente, são três).

São atendidas crianças de até 2 anos e 11 meses de idade inseridas no CadÚnico (Cadastro Único), além dos pequenos de até 5 anos e 11 meses beneficiários do BPC (Benefício de Prestação Continuada). A supervisora do programa na cidade, Adriana Pedroso de Lima, que é da Unidade Gestora Municipal de Desenvolvimento Social, informa que a equipe municipal é composta por oito visitadoras.

As atividades procuram trabalhar o desenvolvimento das crianças nas áreas de cognição, socialização, coordenação motora e linguagem e, no caso das gestantes, estimulam a interação com a barriga e boas práticas como a alimentação saudável, fundamental para o desenvolvimento do bebê que vai nascer.

O programa pretende ampliar o alcance para 200 famílias da cidade, em breve. Para se cadastrar, procure o Cras (Centro de Referência de Assistência Social) mais próximo. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Clique aqui e confira os endereços .

Conheça mais sobre o programa aqui.