Homenagens e palestra sobre reflexos da pandemia abrem oficialmente a 10ª Semana do Bebê

Desenvolvimento Social - Destaques Destaques Educação - Destaques Notícias Saúde - Destaques

Médico Dr. Marcos Davi dos Santos inspirou profissionais dos setores envolvidos no Primeiríssima Infância a lutarem contra impacto negativo nas crianças; articuladoras municipais e regionais são homenageadas

A manhã desta terça-feira (2) levou muito aprendizado a servidores municipais das pastas de Educação, Saúde e Desenvolvimento Social da Prefeitura de Várzea Paulista. Na abertura oficial da 10ª Semana do Bebê da cidade, o médico infectologista e clínico geral Dr. Marcos Davi dos Santos falou sobre o tema deste ano: Impacto da Pandemia no Desenvolvimento Infantil. O evento, no auditório do Hotel Orquídea Inn, contou com várias homenagens às articuladoras municipais do Primeiríssima Infância ao longo dos dez anos de programa na cidade e, em especial, à articuladora regional Lígia Bestetti, que está deixando a função.

Na palestra conceitual, interativa e bem didática, o médico, parceiro de Várzea Paulista no Primeiríssima desde que foi implantado no município, explicou que as crianças, inclusive as de 0 a 3 anos — primeiríssima infância — também podem sentir o estresse prolongado, que chega a impedir até mesmo o sono e o relaxamento. Um dos impactos da pandemia, segundo o infectologista, foi a necessidade de interromper alguns atendimentos nos serviços públicos de saúde, que incluíram algumas consultas médicas com crianças nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde).

Outros reflexos do isolamento social para conter a disseminação do vírus nas fases críticas da pandemia foram, especificamente nas crianças atingidas por questões emocionais, o aumento do uso de eletrônicos, a diminuição da concentração e o consumo maior de doces e frituras. “Como trabalhar para amenizar esses problemas? Por meio do relacionamento estável e responsivo entre crianças e sua mãe e/ou outro cuidador de referência. Para a criança, o senso de esperança facilita a recuperação do estresse tóxico”, afirmou o médico.

O palestrante fechou a palestra com um pensamento do renomado e premiadíssimo educador brasileiro Paulo Freire, sobre o verbo “esperançar”, tão importante na reconstrução necessária no cenário pós-isolamento social: “É preciso ter esperança, mas ter esperança do verbo esperançar, porque tem gente que tem esperança do verbo esperar. E esperança do verbo esperar não é esperança, é espera. Esperançar é se levantar, esperançar é ir atrás, esperançar é construir, esperançar é não desistir! Esperançar é ir adiante, esperançar é juntar-se com outros para fazer do mesmo modo”.

Autoridade enaltecem dez anos de ações na cidade

O prefeito de Várzea Paulista, professor Rodolfo Braga, destacou a preocupação do atual governo em construir uma cidade mais humanizada e acolhedora e afirmou ser importante que as ações da Semana do Bebê possam ser feitas ao longo de todo o ano. O mandatário também destacou os esforços da Unidade Gestora de Infraestrutura Urbana — ainda que ela não seja uma das pastas do Primeiríssima, tem sido importante na revitalização e preparação de áreas de lazer, como a Praça Castro Alves, que tem recebido a presença de muitas crianças. “Esses espaços são muito importantes para o desenvolvimento e socialização”, disse.

“A importância e a conscientização nesses dez anos trabalhados são de todos nós. Vamos trabalhar para melhorar os índices relativos às crianças, como o número de crianças de baixo peso, mães adolescentes, etc.”, complementou o prefeito.

A articuladora municipal do Primeiríssima Infância, Dra. Luciana Valentini, lembrou que o programa cresceu, ficou mais forte e se desenvolveu desde que foi implantando na cidade, com a participação de todos os setores envolvidos. “O objetivo do programa é proporcionar uma infância de qualidade a todos. Agradeço a todos que ajudaram direta ou indiretamente a realizar o evento de hoje”, afirmou a pediatra, que fez um agradecimento especial ao Comitê Municipal da Primeiríssima Infância.

Trabalho reconhecido

A articuladora regional do programa São Paulo pela Primeiríssima Infância, Lígia Bestetti, está se afastando da função, que passa a ser ocupada por Gerusa Cardoso. Após anos de dedicação ao programa, desde o seu início, ela foi bastante homenageada ao longo do evento e deu palavras de incentivo aos presentes. “Desde 18 de abril de 2012 estamos com esse programa, que foi uma semente trazida para cá e regada por vocês. Atravessamos várias gestões, mas o programa se manteve. É uma política pública. Saio tranquila e acho que há raízes plantadas e vocês darão continuidade. Cada criança que nasce é uma possibilidade de uma humanização maior, se ela for bem cuidada”, disse.

Lígia foi uma das profissionais homenageadas com a entrega de uma orquídea, assim como sua assessora. As articuladoras municipais ao longo dos 10 anos do programa em Várzea Paulista também receberam a homenagem: Alexandra de Oliveira Santos, Edjane Carvalho, Elaine Cristina Zanetti, Valéria Camargo, Vivanea Roque da Silva e a Dra. Luciana Valentino, atual articuladora. O Dr. Marcos Davi dos Santos, palestrante, também recebeu o presente.

No início do evento, um vídeo produzido pelo Comitê Municipal, com imagens de ações feitas em Semanas do Bebê anteriores, foi exibido.

Presenças importantes

Os gestores municipais de Saúde, Fernando Collange, Educação, Magali Souza, e Desenvolvimento Social, Leandro Marques; a coordenadora pedagógica da Educação Infantil da Prefeitura, Marina Melo, também bastante engajada na organização da Semana do Bebê e outras ações do Primeiríssima na cidade; e outras autoridades de Várzea Paulista e região prestigiaram o evento.