Em dia histórico, Várzea Paulista ganha o Corpo de Bombeiros

Destaques Governo e Administração - Destaques Notícias Segurança Pública - Destaques Urbanismo e Habitação - Destaques

Posto já está em operação e pode ser acionado pelo telefone 193 ou pelo aplicativo Bombeiros Emergência; cidade conta com 22 bombeiros e duas viaturas

A tarde desta sexta-feira (1º) ficará marcada na história de Várzea Paulista. A cidade conquistou, após 57 anos de emancipação, seu Corpo de Bombeiros da Polícia Militar de São Paulo. O posto de atendimento, principal categoria de atendimento da corporação, funciona na Avenida Bertioga, 881 – Vila Tupi (ao lado da Unidade Gestora de Trânsito). A corporação atende em casos de emergências envolvendo queimadas e acidentes com automóveis, e realiza diversos outros serviços. É o resultado de mais uma parceria entre a Prefeitura e o Governo Estadual.

A cidade ganha serviços que ficam mais próximos e acessíveis, como as vistorias de imóveis comerciais e industriais, além do tradicional combate a incêndios em áreas verdes ou imóveis em geral, resgate a vítimas de acidentes e ações preventivas como a formação de brigadistas de incêndio, etc.. A corporação destacou, na solenidade de inauguração, a importância nacional da cidade e sua extensa área territorial como fatores importantes para a implementação do serviço no município. A estação de bombeiros de Várzea Paulista faz parte do 19º Grupamento de Bombeiros, sediado em Jundiaí.

“É o início de um ciclo de prosperidade, atração de investimentos e, principalmente, mais tranquilidade para a população. A tropa que atenderá a cidade mescla experiência e energia da juventude, com bombeiros formados na Escola Superior e auxiliados pela vivência nesse trabalho”, destacou o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel PM Valdir Pavão, na solenidade de inauguração do posto. Ele também fez questão de destacar a importância de todos os envolvidos, em especial a Prefeitura, o Governo Estadual e a própria corporação, algo que viabiliza um sonho antigo do Corpo de Bombeiros e da cidade.

São 22 profissionais, entre sargentos, cabos e soldados, que contam com duas viaturas: uma de resgate e outra de combate a incêndio. Para acionar o Corpo de Bombeiros de Várzea Paulista, basta ligar para o 193 ou baixar e acessar o aplicativo Bombeiros Emergência. O app agiliza o registro de ocorrência e o próprio atendimento, por possibilitar o envio de fotos, endereço e geolocalização. O atendimento é realizado todos os dias, a qualquer hora.

A tropa da estação de bombeiros varzina tem a liderança do 1º tenente PM Flávio Medrado de Souza.

Prefeitura grata

O prefeito de Várzea Paulista, professor Rodolfo Braga, homenageou o efetivo que chega à cidade e a corporação como um todo, lembrando inclusive que, no dia 2 de julho, comemora-se o Dia Nacional do Bombeiro. “O bombeiro tem, sobretudo, a missão de combater o incêndio, mas há muito tempo vem realizando muitas outras atividades. E isso fez com que aumentasse a responsabilidade e a necessidade da presença cada vez maior dessa corporação na sociedade brasileira. Nós estamos falando da instituição mais respeitada e admirada de todo o Brasil. Estamos recebendo em Várzea Paulista homens e mulheres honrados que não medirão esforços para proteger e servir ao cidadão varzino”, elogiou.

“Ser bombeiro é ser humano, abrir mão da família para que outras pessoas possam ser salvas. É um ato digno, de grandeza. Ter um bom coração é necessário no dia a dia de sua profissão. Nem tudo são flores, mas um bombeiro não se deixa abalar pelo medo ou pelo perigo iminente. As chamas não assustam. Vocês, bombeiros, são encarregados da preservação da vida. Parabéns a todos e sejam bem-vindos a Várzea Paulista!”, complementou o prefeito.

Após as falas das autoridades, os membros do efetivo varzino receberam presentes e o público em geral pôde conhecer as instalações. No evento, também houve a Oração do Guerreiro, feita pela tropa, que foi devidamente apresentada aos presentes.

Participações

Também estiveram presentes na ação, entre diversas autoridades municipais (Várzea Paulista e outras cidades), regionais e estaduais, o comandante de bombeiros do Interior-1 (região administrativa), coronel PM Victor de Freitas Carvalho; o comandante interino do 19º Grupamento de Bombeiros, major PM Allan Muniz de Andrade; o bombeiro veterano, com participação em resgates históricos no estado, capitão PM Augusto Carlos Cassaniga; e o coordenador regional de Defesa Civil, coronel João Gimenez.

Entre outros representantes do Município, estiveram: o vice-prefeito, Fernando Pasqualino; o gestor municipal de Segurança Pública, Dr. Daniel Basson; o gestor municipal de Obras, Frederick Merten; o gestor executivo municipal de Segurança Pública, Dr. Ricardo Rodrigues; o chefe da Casa Civil, João Paulo Souza; o comandante da Defesa Civil , Cristiano Vargas;  o presidente da Câmara Municipal, Mauro Aparecido e os demais dez vereadores da cidade.

O ex-deputado federal e ex-prefeito de Jundiaí Miguel Haddad e representantes do deputado federal Vinícius Carvalho também prestigiaram o dia de festa.