Premiação inédita dá início ao Prata da Casa, programa da Prefeitura para valorizar agentes de cultura e arte de Várzea Paulista

Cotidiano Cultura e Turismo - Destaques Destaques

78 artistas e profissionais foram selecionados para a homenagem; objetivo do programa é identificar, reconhecer e valorizar esses agentes da cidade

A Premiação Artistas e Profissionais Culturais, homenagem a artistas e profissionais culturais de Várzea Paulista com destaque em 2020 e 2021, foi realizada na noite da última terça-feira (10), no Espaço LED´s. A iniciativa inédita é uma das primeiras ações do Prata da Casa, novo programa da Prefeitura que pretende identificar, reconhecer e valorizar esses agentes da cidade. Os prêmios foram uma maneira de enaltecer o esforço desses trabalhadores ao longo desses dois anos, em meio à pandemia, com a adaptação a atividades on-line, por exemplo. O prefeito professor Rodolfo Braga e outras autoridades participaram do evento.

“A classe artística e cultural foi uma das mais atingidas pelas paralizações e interrupções das atividades. Artistas e profissionais tiveram suas atividades interrompidas e suas rendas anuladas. Reconhecer e homenagear esse profissional que enfrentou e vem enfrentando o dia a dia na área é uma maneira de valorizar e reconhecer sua importância, para o cenário e o município”, explica a gestora executiva municipal de Cultura, Renata Câmara, pasta que organizou a homenagem e está à frente do novo programa municipal.

Os 78 artistas e trabalhadores da cultura selecionados para o recebimento da homenagem, foram contemplados e tiveram suas prestações de contas aprovadas na Lei Federal de Emergência Cultural – Lei Aldir Blanc, em âmbito municipal. Clique aqui e confira os trabalhadores e projetos contemplados por essa lei em Várzea Paulista.

A proposta para 2023 é estabelecer, em parceria com o CMPC (Conselho Municipal de Política Cultural), critérios específicos para cada área e segmento cultural com o fim de transformar essa homenagem em uma tradição.  “Muitos são os artistas que, além de realizar suas atividades, levam o nome da cidade para fora dela”, declara a gestora.

Para Renata, a iniciativa é pioneira na cidade, por valorizar o artista por meio de uma homenagem. “É o reconhecimento da Prefeitura, por maio da Unidade de Cultura e Turismo, e do setor público pelo profissional que é e pelo quanto contribui para nossa cultura local e regional”, finaliza.

Há outras ações do Prata da Casa em desenvolvimento e novidades virão em breve.