Procura por atendimento e testes de Covid-19 do Gripário de Várzea Paulista caem nos últimos dias

Coronavirus - Prevenção Coronavirus - Vacinação Destaques Notícias Secretarias - Destaques

Média dos últimos cinco dias é de 84 atendimentos por dia; nos mesmos dias do mês passado, o serviço atendeu 149 pessoas por dia

A Unidade para Atendimento de Sintomas Gripais de Várzea Paulista, apelidada de “Gripário” pela população, tem registrado quedas no número de atendimentos e de testes de Covid-19 neste mês. Nos primeiros 5 dias do mês, foram 540 atendimentos (108 por dia) e 196 testes realizados (39 por dia); de 6 a 10 de fevereiro, o serviço atendeu 421 pessoas (84 por dia) e realizou 158 testes (32 por dia). São indicativos claros de um número menor de pessoas com sintomas gripais mais críticos na cidade.

O total de testes positivos também caiu: de 69 nos primeiros 5 dias do mês para 54 entre 6 e 10 de fevereiro: redução de 21,7%.

Quando os números entre 6 e 10 de fevereiro são comparados com os mesmos dias de janeiro deste ano, a redução no número de atendimentos é de 43,7% — de 747 para 421 atendimentos.

Quando e como buscar o Gripário ou serviços médicos privados?

É importante relembrar as orientações da diretora de Vigilância Sanitária da cidade, Adriana Camargo, sobre quem deve procurar esses atendimentos. Os contactantes diretos, aqueles que residem na mesma casa que a pessoa positivada para Covid-19, devem se manter em isolamento por 5 dias contados a partir do contato com a pessoa positivada, sem necessidade de procurar os serviços de saúde, e só precisarão procurá-los se apresentarem sintomas gripais.

Essas pessoas precisam fortalecer as medidas preventivas: máscara, distanciamento e higienização constante das mãos (com álcool ou água e sabão). Além disso, é necessário que avisem à empresa que não vão trabalhar e façam o isolamento mínimo de 5 dias, em casa. Para atestar esses dias de ausência, o contactante pode apresentar ao empregador o teste positivo ou o atestado de afastamento do familiar. Após o período, se não apresentar sintomas, podem retornar à rotina normal.

Já as pessoas contactantes diretas com indivíduos que têm gripe (Influenza) não precisam se afastar das atividades rotineiras. Só se afastará quem de fato está com a doença, no prazo determinado pelo médico.

“A gente pede que as pessoas assintomáticas não procurem os serviços médicos de imediato, para que possamos dar a preferência e assistência mais rápida e adequada àqueles que realmente estão com desconforto respiratório, fadiga, dores musculares, ou seja, sintomas importantes”, complementa Camargo.

O Gripário fica atrás da UPA, em um espaço anexo ao Poupatempo da Saúde, dentro do Hospital Dr. Alcípio, e funciona todos os dias das 7 às 19 horas. O endereço é Rua Eduardo de Castro, 65 – Centro.

Prevenção

Os cuidados para evitar o contágio pela nova variante da gripe são os mesmos recomendados em relação à Covid-19: distanciamento social de ao menos 1,5 metro, higienização constante das mãos com água e sabão ou álcool e uso de máscaras e evitar ao máximo levar as mãos a olhos, boca ou nariz fora de casa. A vacinação contra a gripe será retomada no estado nos próximos meses — a próxima vacina já imunizará contra a nova variante da doença.

A vacinação contra a Covid-19 prossegue em Várzea Paulista, para crianças de 5 a 11 anos, que precisam de agendamento, e pessoas de 12 anos ou mais, sem agendamento. Veja as demais informações: https://tinyurl.com/hrsjp4ny.