Pacientes com sintomas gripais são os principais casos. Com aumento da demanda, tempo de atendimento também é ampliado
Na última semana, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Várzea Paulista teve um crescimento de aproximadamente 20% na procura por consultas médicas. Pacientes com sintomas gripais são os principais casos, e com o aumento da demanda, o tempo de atendimento também foi ampliado.
Até o momento, não há casos confirmados da nova cepa do vírus Influenza, o H3N2, no município.
Prevenção
Os cuidados preventivos contra o vírus da gripe são os mesmos que os da Covid-19: máscara de proteção, higienização das mãos, evitar aglomeração e, sobretudo, vacinação.
O Instituto Butantan divulgou que em janeiro de 2022, começa a produzir uma nova vacina com cobertura à nova cepa de influenza e, segundo o órgão, o imunizante deve começar a ser disponibilizado entre fevereiro e março do próximo ano.
Cuidados devem continuar
Entre as possíveis causas para o aumento de casos da síndrome gripal está o relaxamento das medidas de proteção contra a Covid-19, com isso o vírus Influenza passou a circular com mais intensidade, já que as formas de contaminação são as mesmas.
Além disso, dados do Ministério da Saúde apontam que houve uma queda na imunização contra o vírus influenza, causador da gripe, atingindo em 2021 o índice nacional de 71%, quando o recomendado é o de 90%.