Várzea Paulista ganha novo espaço para a prática do skate

Destaques Esporte e Lazer - Destaques Governo e Administração - Destaques Notícias Urbanismo e Habitação - Destaques

Vila Popular tem agora um Skate Park, ao lado do ginásio do bairro; equipamento é fruto de um convênio com o Governo Estadual

Skatistas podem fazer suas manobras em uma nova área de Várzea Paulista: o skate park da Vila Popular. O espaço foi inaugurado oficialmente na manhã desta sexta-feira (05), pela Prefeitura. As rampas dão mais uma oportunidade de qualidade de vida, saúde e formação de skatistas da cidade. A pista é fruto de um convênio da Prefeitura com o Governo Estadual, por meio do programa 100% Esporte para Todos.

São 375 m², com rampa de 45°, rampas quarters de 4,8 e 6 metros de comprimento, rampa jump ramp e rampa spine. A Prefeitura fez o piso de concreto, limpeza e revitalização do entorno da pista e os módulos de skate foram custeados pelo Governo Estadual.

A Unidade Gestora Municipal de Obras gerenciou os trabalhos, que contaram com limpeza e pintura externa da parede do ginásio próxima à pista, feitas por uma equipe da Unidade Gestora de Esporte e serviços de limpeza realizados pela Unidade Gestora de Infraestrutura Urbana. O investimento total foi de R$ 198.923,08.

O endereço é Rua Santa Catarina, s/n (ao lado do ginásio) — Vila Popular.

Esporte, qualidade de vida e inclusão social

O prefeito professor Rodolfo frisou a importância da pista para o esporte da cidade e o significado social da conquista. “Todos nós sabemos que o skate se tornou um esporte das Olimpíadas e quem sabe um dia Várzea Paulista levante um troféu. O Maicon quem sabe nos represente. Não foi no Japão, mas talvez na próxima Olimpíada. Este é o objetivo: oferecer esporte para que a gente forme atletas que nos representem em outras cidades e até mesmo fora do país”.

“O esporte é inclusão social. Além de nos trazer qualidade de vida, tira crianças da rua e oferece oportunidade para que todos tenham, sim, uma vida repleta de conquista, prosperidade e qualidade de vida. Afastar a criança da criminalidade também faz parte dos objetivos de nosso governo”, declarou o prefeito.

Professor Rodolfo também enalteceu os trabalhos de todas pastas municipais, cujos gestores têm se dedicado bastante e destacou as ações de todos os envolvidos na conquista, inclusive o Governo Estadual, representado por Leonice Fávero, da Secretaria de Esporte do Estado. O Governo Estadual tem sido fundamental no envio de recursos e no grande apoio à vacinação, algo que a administração municipal também valoriza bastante, segundo o mandatário.

Valorização do skate

Segundo o gestor municipal de Esporte, Leonardo Doria Lopes, a concretização do skate park é histórica. “Estamos muito felizes em receber mais uma praça esportiva em nossa cidade. Sabemos que skate é um esporte muito praticado em nosso país, mas, ao mesmo tempo, tem pouco incentivo. Por isso hoje estamos aqui, dando um passo muito importante, vendo a chegada dessa pista. Que possa ser utilizada da melhor maneira possível por todos os skatistas do bairro e da nossa cidade, como um todo. E, com isso, que possam sair novos skatistas, atletas da nossa cidade, para nos representar nos Jogos Regionais e, quem sabe, nas Olimpíadas também. Pessoal, aproveite a pista, cuide bem dela, porque ela é de vocês”, afirmou.

O vice-prefeito e gestor municipal de Desenvolvimento Econômico, Fernando Pasqualino, lembrou que o trabalho iniciado na administração Juvenal Rossi, desde 2013, para deixar as contas em dia é importante para a cidade voltar a sonhar com mais investimentos em áreas como o esporte. A cidade tem potencial, segundo ele, que vê no skate park um sonho realizado. “Se Deus quiser, Várzea Paulista ainda vai ser a cidade do skate, porque eu me lembro de que, quando eu era criança, nossa cidade era celeiro de esportistas. Exportávamos jogadores de futebol, lutadores. E agora é a vez do skate”.

O skatista varzino Maicon Robson Alves já curtiu o skate park com o pequeno Rafael, filho dele. Para o atleta, a pista é um grande espaço, que poderá ser usado no desenvolvimento da garotada.

Presenças importantes

Entre outras autoridades municipais presentes, estiveram o gestor municipal de Obras, Frederick Merten; o presidente da Câmara Municipal, Mauro Aparecido; os gestores municipais de Trânsito, Marco Bueno, Educação, Magali Souza, Desenvolvimento Social, Leandro Marques, Planejamento e Inovação, Carla Medeiros, Meio Ambiente, Peterson Afonso, Gestão Pública, Rodrigo Ribeiro, Segurança Pública, Daniel Basson, e Assuntos Jurídicos, Florenides Gaino.

O comandante da GCM (Guarda Civil Municipal) Dejair Pelini, e os vereadores Valdecir, Giba Moraes, Hulk, Alex Godoi, Elton Vargas, dr. Chico Spinucci, Eliseu Notário, Valdecir e Márcio Nunes também participaram da solenidade.