Várzea Paulista acompanha vacinados com lote impedido e não houve notificação de reação adversa até agora

Coronavirus - Prevenção Coronavirus - Vacinação Destaques Notícias Saúde - Destaques

Vacinas são do laboratório Sinovac e têm a mesma fórmula da Coronavac; 288 doses estão armazenadas, antes de novas orientações estaduais e federais

A maioria das doses Sinovac, idênticas à Coronavac, que chegaram a Várzea Paulista em uma grade de junho e foram aplicadas de junho a agosto. O lote foi suspenso pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em 4 de setembro, por ter sido envasado em um local não inspecionado pela agência. Felizmente, não houve nenhuma notificação de qualquer reação adversa em pessoas vacinadas na cidade com essas vacinas, que têm a mesma eficácia comprovada das demais vacinas com a fórmula delas.
Além de acompanhar as possíveis notificações de reações em pessoas que receberam essas doses, para tomar providências caso haja alguma, a Unidade Gestora Municipal de Saúde aguarda novas orientações dos Governos Estadual e Federal, e da Anvisa, para saber se poderá aplicar as 288 doses interditadas ainda em estoque. A suspensão por parte da Anvisa tem validade de 90 anos.
É importante lembrar que elas têm validade de dois ou três anos, a depender da data de envase.