Reação após a vacinação: veja as mais comuns e saiba como agir

Coronavirus - Vacinação Saúde - Destaques

Reações fazem parte do processo de funcionamento das vacinas, são transitórios e passam em aproximadamente dois dias

Com o avanço da vacinação contra o coronavírus, muitas pessoas tem relato que tiveram reações após a imunização. As mais comuns são febre, dor no local da aplicação, na cabeça e no corpo, além de náusea, vômito, diarreia, fadiga e coriza. Os sintomas tendem a ser transitórios e costumam passar em aproximadamente dois dias.

As reações fazem parte do processo de funcionamento das vacinas, seja da gripe, da Covid-19 ou qualquer outra que faça parte do calendário de vacinação.

Apesar de ser um evento esperado, a reação ocorre em aproximadamente 10% dos casos. O uso de remédios deve ser feito apenas com a presença dos sintomas e com orientação médica, já que analgésicos podem reduzir a ação de produção de anticorpos, devido a ser poder anti-inflamatório.

Vermelhidão, inchaço e dor no local

Após a aplicação da vacina, a região do braço pode ficar vermelha, inchada e dura, causando dor ao mexer ou tocar. Estes sintomas são comuns e geralmente não são motivo para preocupação, mesmo que causem um pouco de desconforto e limitem os movimentos durante alguns dias.

O que fazer: é indicado uma compressa com água fria.

Febre ou dor de cabeça

Após a aplicação da vacina pode surgir febre baixa, durante dois dias. Além disso, nestes casos também é comum surgir dor de cabeça, especialmente no dia em que a vacina foi administrada.

O que fazer: podem ser tomados remédios analgésicos (paracetamol e dipirona) prescritos pelo médico, que ajudam no alívio da febre e da dor. Anti-inflamatórios – como aspirina, diclofenaco ou ibuprofeno – não são recomendados.

Mal estar geral e cansaço

Depois da aplicação de uma vacina é normal sentir mal-estar, cansaço e sonolência, além de também serem comuns alterações gastrointestinais como enjoos, diarreia ou falta de apetite.

O que fazer: coma alimentos leves ao longo do dia e beba muita água para garantir a hidratação. O sono também ajuda na recuperação mais rápida.